metropoles.com

Coronavírus: Brasil tem 7 casos suspeitos e 32 descartados

Informação foi atualizada pelo Ministério da Saúde na tarde desta segunda-feira (10/02)

atualizado

Compartilhar notícia

Hitoshi Yamada/NurPhoto via Getty Images
coronavírus
1 de 1 coronavírus - Foto: Hitoshi Yamada/NurPhoto via Getty Images

O Ministério da Saúde afirmou, nesta segunda-feira (10/02/2020), que investiga 7 casos suspeitos de coronavírus em território nacional. No último domingo, quando foi realizada a última atualização, a informação era de que 11 pessoas passavam por exames para confirmar ou descartar a infecção. Ainda segundo o órgão, 32 casos foram descartados desde que a pasta começou a monitorar as suspeitas em todo Brasil.

Há casos sendo investigados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grade do Sul — segundo o órgão, os casos costumam aparecer mais nos estados do sul do país devido ao clima, que é mais propício ao aparecimento de doenças com sintomas da gripe. Até agora, quase a metade dos casos eram, na verdade, causados pelo vírus influenza, muito comum durante os meses mais frios do ano.

Segundo o órgão, o perfil dos 7 casos suspeitos investigados no momento é de 4 mulheres e 3 homens, com média de idade de 30,3 anos, e que estiveram na China, mas não em Wuhan.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o estado de alerta nas redes estaduais do país continua. “É cedo para dizer que essa queda nos casos significa que o perigo estaria passando. Há muitas perguntas não respondidas, não sabemos como o vírus vai se comportar no calor. É provável e possível que o coronavírus chegue no Brasil”, afirmou.

Compartilhar notícia