Confira 7 sintomas do sarcoma ósseo, um tipo raro de câncer

É importante estar atento a todos os sinais. Uma tarefa simples do dia a dia como caminhar, por exemplo, pode revelar indícios de um câncer

atualizado 05/12/2022 20:12

Caminhada Getty Images

O câncer é conhecido como uma doença silenciosa. As células em crescimento desordenado vão se multiplicando sem dar sinais no corpo e, em muitos casos, o paciente só começa a sentir alguma alteração quando o tumor já está em uma fase de desenvolvimento avançada.

Por isso, é importante estar atento a qualquer sintoma diferente apresentado pelo corpo. Dificuldades em tarefas simples do dia a dia, como caminhar, por exemplo, podem indicar o início de um câncer.

É o caso do sarcoma ósseo, um tipo de câncer dos ossos. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, semelhante ao SUS brasileiro), o tipo raro de neoplasia pode causar dores nas pernas, atrapalhando a caminhada da pessoa acometida pela doença.

Embora o tumor se desenvolva normalmente nos ossos das pernas ou dos braços, que são mais longos, qualquer osso pode ser afetado. “Às vezes, a dor pode ser confundida com artrite em adultos, e dores de crescimento em crianças e adolescentes”, afirma a instituição.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

As dores do câncer podem não ser aliviadas por analgésicos comuns e costumam piorar à noite, chegando a oscilar de maneira intermitente.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) alerta que a alteração na marcha é uma das principais queixas dos pacientes depois da dor, e que o prognóstico é mais positivo quanto antes o tratamento for iniciado.

O curso terapêutico mais usado é a quimioterapia associada ao tratamento local, que inclui a cirurgia. Em alguns casos, é necessária a amputação do membro.

Como os cânceres ósseos são raros, muitos médicos de clínica geral podem nunca ter visto um caso. O paciente com a doença normalmente visita o serviço de saúde três ou quatro vezes antes de receber o diagnóstico.

Confira outros sete sintomas do sarcoma ósseo além da dor:

  • Inchaço ao redor do osso afetado;
  • Vermelhidão ao redor do osso afetado;
  • Andar mancando;
  • Ossos que se fraturam facilmente;
  • Temperatura alta;
  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Sudorese (principalmente à noite).

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias