metropoles.com

“Confiem na vacina”, diz Pazuello ao lançar campanha de imunização infantil

Ministério da Saúde convoca pais e responsáveis para atualização da carteira de vacinação dos filhos entre 5 e 30/10

atualizado

Compartilhar notícia

Marcelo Camargo/Agência Brasil
vacina
1 de 1 vacina - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde lançou, na manhã desta sexta-feira (2/10), a Campanha Nacional de Multivacinação, que ocorrerá entre os dias 5 e 30 de outubro. O objetivo é atualizar as cadernetas infantis, com foco na prevenção da poliomielite e do sarampo.

O programa pretende imunizar 11,2 milhões de crianças entre um ano e cinco anos de idade contra a poliomielite. A meta é alcançar pelo menos 95% do público-alvo em todo o país. Até 161.533 crianças deverão receber a dose no Distrito Federal.

A Campanha Nacional de Multivacinação envolve também as crianças e os adolescentes menores de 15 anos não vacinados ou cuja vacinação esteja incompleta.

Na coletiva de imprensa, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pediu que os pais confiem nas vacinas e levem os filhos aos postos de saúde.

“É muito importante que a gente confie na vacina, confie que temos especialistas por trás disso, tomando todos os cuidados e precauções. Quando nós oferecemos uma vacina, a mãe e o pai têm que ter confiança para levar seu filho para tomar a vacina. Confiem porque são especialistas muito qualificados que estão assinando embaixo dessa vacina”, pontuou.

O ministro destacou que pretende acrescentar, em breve, no calendário de imunização a vacina contra a Covid-19. “Em breve vamos ter mais uma vacina aqui, talvez vários tipos, mas a vacina da Covid-19 vai estar liberada para que a gente possa vacinação a nossa população também nesse programa”, completou.

Campanha de vacinação
Para garantir mais segurança contra infecções da Covid-19 durante a vacinação, os postos de saúde deverão realizar a administração das vacinas em locais abertos e ventilados; garantir a disponibilidade de local para a lavagem adequada das mãos ou oferecer álcool em gel 70%.

Para evitar filas e aglomerações, apenas um familiar deve acompanhar a criança a ser vacinada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?