metropoles.com

Comitê europeu confirma relação entre vacina da AstraZeneca e coágulos

Grupo reafirmou, entretanto, que os eventos são raros e que benefícios da vacina superam riscos

atualizado

Compartilhar notícia

Danny Lawson/PA Images/GettyImages
vacina de oxford/astrazeneca
1 de 1 vacina de oxford/astrazeneca - Foto: Danny Lawson/PA Images/GettyImages

O comitê de segurança da Agência de Medicamentos Europeia (EMA) publicou, nesta quarta-feira (7/4), uma reanálise sobre a relação entre a formação de coágulos nos pacientes e a vacina de Oxford/AstraZeneca contra Covid-19. Segundo o grupo, o imunizante pode causar eventos trombóticos raros, com baixa contagem de plaquetas. Os especialistas, entretanto, reafirmam que os benefícios superam os riscos.

Foram estudados 62 casos de coágulos no cérebro e 24 de trombose no abdômen. Desses, 18 resultaram em óbitos. Cerca de 25 milhões de pessoas já tomaram a vacina da AstraZeneca na União Europeia e no Reino Unido.

A diretora-executiva da EMA, Emer Cooke, afirmou, em entrevista coletiva, que a agência irá adicionar a possibilidade de coágulos e a baixa nas plaquetas na lista de possíveis efeitos colaterais do imunizante. As recomendações da entidade, porém, não irão mudar: a vacina deve continuar sendo aplicada em todas as faixas etárias.

No documento publicado pela agência, o grupo afirma que os profissionais de saúde e demais pessoas que receberem o imunizante devem estar cientes da possibilidade, embora rara, de coágulos durante as duas primeiras semanas após a aplicação da vacina.

“Até agora, a maioria dos casos aconteceu em mulheres com menos de 60 anos. Com base nas evidências disponíveis atualmente, os fatores de risco específicos ainda não foram confirmados”, escrevem os especialistas.

Saiba como as vacinas contra Covid-19 atuam:

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?