metropoles.com

Comer menos gordura pode evitar perda de cabelo, afirma pesquisa

Estudo feito com ratos mostra que dieta pode influenciar as células-tronco dos folículos capilares e acelerar calvice em indivíduos obesos

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
escova de cabelo, queda capilar
1 de 1 escova de cabelo, queda capilar - Foto: Getty Images

Uma pesquisa publicada na revista Nature por cientistas da Tokyo Medical and Dental University, do Japão, encontrou uma relação entre a dieta rica em gordura e a queda de cabelos. O estudo foi feito com camundongos geneticamente modificados para ter obesidade e com outros alimentados seguindo o regime estudado.

Os cientistas descobriram que, nos ratinhos alimentados com muita gordura, houve ativação de citocinas inflamatórias (as mesmas ligadas à Covid-19, que pode causar queda de cabelo). Essa ação parece reprimir um sinal ligado diretamente à regeneração dos folículos capilares (onde fica a raiz do fio), resultando na perda da estrutura e consequente calvice no local.

Normalmente, as bolsas se renovam em ciclos — conforme envelhecemos, elas começam a ter maior dificuldade em cumprir a função. Em indivíduos obesos, descobriu o levantamento, o processo parece ser acelerado.

“Uma dieta rica em gorduras acelera o afinamento do cabelo, esgotando a parte do folículo capilar que reabastece as células maduras que criam cabelo, especialmente em camundongos mais velhos”, diz Hironobu Morinaga, um dos autores do estudo, ao EurekaAlert. “Comparamos a expressão dos genes entre ratos com a dieta rica em gordura e um regime normal, e percebemos que os camundongos obesos apresentam perda de cabelo mais rápida e folículos capilares menores”, explica o pesquisador.

Reativando o sinal interceptado pelas citocinas inflamatórias, seria possível reverter a queda de cabelo em indivíduos com esse tipo de dieta. O objetivo dos pesquisadores ao publicar os resultados é abrir portas para a criação de novos tratamentos para prevenir e tratar a perda dos fios.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações