Com alerta no rótulo, 78% dos brasileiros largaria refrigerante

Pesquisa do Datafolha mostra que consumidores abandonariam ou reduziriam consumo caso informações nutricionais estivessem mais claras

Omid Armin/UnsplashOmid Armin/Unsplash

atualizado 06/11/2019 16:34

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha, 78% dos brasileiros abandonariam ou diminuiriam o consumo de refrigerantes e sucos industrializados se as altas quantidades de açúcar presentes na fórmula fossem registradas nos rótulos das bebidas.

O levantamento, feito por encomenda da ONG Act Promoção da Saúde falou com 2.060 pessoas sobre o assunto: 79% dos entrevistados afirmaram que o aumento no preço de bebidas açucaradas os faria rever o consumo. Pesquisas recentes mostram que o consumo de alimentos ultraprocessados, caso dos refrigerantes, têm relação direta com a obesidade que, por sua vez, está relacionada a várias outras doenças.

Em setembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma mudança no sistema de rotulagem brasileiro para indicar alimentos com grandes quantidades de sódio, gorduras saturadas e açúcar. O desenho segue o modelo recomendado pela Organização Pan-americana de Saúde (Opas). (Com informações da Folha de S.Paulo)

Últimas notícias