metropoles.com

Codependência? Estudo aponta 5 tipos de relação entre humanos e gatos

Pesquisadores questionaram 3.994 tutores de gatos sobre o comportamento dos bichanos

atualizado

Compartilhar notícia

Aline Massuca/ Metrópoles
Brasil é o 2º maior mercado pet do planeta, segundo levantamento da Euromonitor International
1 de 1 Brasil é o 2º maior mercado pet do planeta, segundo levantamento da Euromonitor International - Foto: Aline Massuca/ Metrópoles

Já ouviu falar que gatos são frios e indiferentes? Essa não parece ser toda a verdade. Pesquisadores da Universidade de Lincoln revelaram os cinco tipos de relacionamento entre gatos e seus humanos – entre os quais estão ‘amizade’, ‘codependência’ e ‘associação remota’.

Eles entrevistaram 3.994 proprietários de gatos sobre seus próprios comportamentos em relação aos amigos felinos e como estes respondem aos estímulos apresentados. Os resultados foram publicados na revista Animals.

“Os gatos têm relações emocionais estreitas com os humanos, mas pouco se sabe sobre isso”, disse o autor do artigo e especialista em comportamento animal Daniel Mills, da Universidade de Lincoln.

“Como em qualquer relacionamento social complexo, o tipo de vínculo do dono do gato é um produto da dinâmica entre os dois indivíduos envolvidos, juntamente com suas características de personalidade”, acrescentou. “Embora muitos gatos possam ser indiferentes, parece que isso não é tão comum quanto pode ser retratado”, completa.

Veja quais foram as relações apontadas:

Codependência
Nestes casos, o gato passou a depender de um dono muito envolvido emocionalmente. O gato é muito importante para o dono, possivelmente visto como família ou um grande amigo. O dono brinca regularmente com o gato e é visto como parte do mesmo grupo social.

O gato não se relaciona bem com os outras pessoas e é até provável que se esconda quando, por exemplo, alguém entra em casa. Esse tipo de relação é mais comum em gatos que vivem com um único tutor e sem acesso a ambientes externos.

Relação casual
São mantidas com gatos que sempre preferiram a vida ao ar livre à vida em suas casas. Eles costumam visitar várias casas em seu território – e, possivelmente, têm até mais de uma casa. Os animais podem ficar dias longe do dono.

Amizade
O dono está emocionalmente envolvido com o gato – se preocupa com o gato, o tem como um bom amigo ou como parte da família – e, muitas vezes, encontrará tempo para brincar com o gato. O gato é muito caloroso e amigável com o dono.

Relacionamento aberto
Os gatos neste tipo de vínculo refletem uma visão prototípica do gato como um animal solitário e independente, que deveria ter acesso ao exterior.

Associação remota
Os gatos nesse tipo de relacionamento são cuidados, mas, normalmente, não são considerados amigos próximos ou parte da família.

A equipe disse que espera que suas descobertas não apenas melhorem nossa compreensão de como nos relacionamos com os gatos – mas também melhorem o cuidado dos animais de estimação em geral.

Paralelamente ao estudo, os pesquisadores também publicaram um questionário interativo para que os donos de gatos possam descobrir que tipo de relacionamento eles têm com seus animais de estimação.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?