Células-tronco podem ajudar no tratamento de casos graves de Covid-19

Pesquisadores espanhóis conseguiram bons resultados usando as células para auxiliar na recuperação de tecidos dos pulmões

atualizado 18/08/2020 15:19

coronavírus ilustraçãoGettyImages

De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica The Lancet, células-tronco podem ser úteis no tratamento de pessoas com quadros graves de Covid-19. As células, capazes de se transformar em tecidos de vários órgãos, auxiliaram na recuperação dos tecidos pulmonares dos pacientes e contribuíram para diminuir a inflamação dos órgãos.

Participaram do estudo 13 pacientes da Covid-19 internados em UTIs de hospitais espanhóis — 11 deles sobreviveram após a intervenção com as células-tronco.

“A administração de células MSC do tecido adiposo, seguida de mudanças de composição inflamatória e do sistema imune, não provocou efeitos colaterais sérios e foi seguida por uma melhora clínica e biológica na maioria dos casos”, relataram os cientistas.

Outro estudo semelhante, também com bons resultados, foi realizado nos Estados Unidos, por uma equipe do hospital Mount Sinai, em Nova York — 10 de 12 pacientes sobreviveram com o uso de células-tronco. Os pesquisadores dos Estados Unidos aguardam autorização para partir para as próximas fases da pesquisa, que incluem o recrutamento de cerca de 300 voluntários.

0

Mais lidas
Últimas notícias