metropoles.com

Cansaço, palidez e mais: confira quais são os sintomas da anemia

Em 90% dos casos, a anemia é causada pela deficiência de ferro. Saiba quais indícios o corpo dá e quais os riscos do problema de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

istock
Ilustração em vermelho com símbolos que remetem ao sangue e à anemia - Metrópoles
1 de 1 Ilustração em vermelho com símbolos que remetem ao sangue e à anemia - Metrópoles - Foto: istock

A anemia é caracterizada pela baixa quantidade de hemoglobina no sangue, e pode ter como causa desde razões hereditárias a doenças autoimunes. Mas, geralmente, a doença é resultado de uma alimentação desbalanceada e carente de nutrientes, especialmente ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.

Estima-se que a grande maioria dos casos de anemia (cerca de 90%) sejam causados pela deficiência de ferro no organismo.

Segundo o Ministério da Saúde, crianças, gestantes, lactantes, meninas adolescentes e mulheres adultas em idade reprodutiva são os grupos mais afetados pela doença. Porém, homens de todas as idades podem desenvolver a condição.

“A anemia não é exatamente uma doença, mas uma complicação normalmente acompanhada por uma ou mais condições. Por isso, costumamos chamá-la de síndrome anêmica, e o diagnóstico certo é fundamental para definir o tratamento, inclusive o preventivo”, explica o médico Ronald Sergio, do hospital HSANP, em São Paulo, e mestre em hematologia pela USP.

Sintomas da anemia

Os sinais e sintomas da carência de ferro são inespecíficos. Por isso, é necessária a realização de exames laboratoriais de sangue que possam confirmar o diagnóstico de anemia ferropriva. Segundo o Ministério da Saúde, os principais sinais e sintomas são:

Confira a lista completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópóles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações