metropoles.com

Câncer de pulmão pode se transformar e driblar tratamento, diz estudo

Pesquisadores americanos conseguiram apontar a capacidade do câncer de alterar seu subtipo, o que dificulta o tratamento

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem mostra médica analisando raio x de pulmão-Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra médica analisando raio x de pulmão-Metrópoles - Foto: Getty Images

Uma das dificuldades para se tratar o câncer de pulmão é a capacidade que as células tumorais têm de resistir às terapias. Um estudo publicado nesta sexta-feira (9/2) na revista Science conseguiu comprovar que uma das estratégias das células cancerígenas consiste em se transformar em células de outro subtipo para driblar a ação dos remédios.

Os pesquisadores da Weill Cornell Medicine, nos Estados Unidos, descobriram que um adenocarcinoma – tumor que evolui a partir de pólipos – consegue se transformar em um carcinoma de pequenas células (CPC) após ser exposto a uma medicação que não funciona. O carcinoma de pequenas células é um dos tipos mais agressivos de câncer de pulmão.

De acordo com os cientistas, a transformação ocorre quando o tumor é exposto a um tratamento que não dá certo, como se ele ganhasse meios de se fortalecer ao ser combatido.

Os pesquisadores conseguiram observar essa mudança das células ao vivo em camundongos. A pesquisa identificou que as células mutadas pareciam sofrer uma transformação semelhante ao que acontece com as células-tronco.

“É muito difícil estudar esse processo em pacientes humanos, mas já desconfiávamos de que ele existisse para tentar desviar dos tratamentos”, explicou o pneumologista Eric Gardner, líder do estudo, em entrevista ao site da universidade.

Para ele, o trabalho reforça a necessidade de descobrir o tipo do câncer antes de iniciar o tratamento, a estratégia permite que a medicação ministrada seja mais consistente.

Listagem mostra células do câncer de pulmão passando por transformação para ficar mais grave
Células cor de rosa do câncer representam o CPC tomando lugar do adenocarcinoma (células azuis)

 

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?