metropoles.com

Câncer de mama: Saúde se preocupa com demanda represada durante a pandemia

Durante lançamento da campanha alusiva ao Outubro Rosa, ministro da Saúde mostrou preocupação com queda em diagnósticos e tratamentos

atualizado

Compartilhar notícia

O Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (7/10), a campanha do Outubro Rosa 2020. Durante o evento, o ministro Eduardo Pazuello destacou a importância da retomada dos atendimentos, tratamentos e diagnósticos relacionados ao câncer de mama que foram prejudicados pela pandemia da Covid-19.

O ministro da Saúde comparou a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama ao protocolo da Covid-19. “É a mesma coisa. Quanto mais cedo, procurarmos um médico com os sintomas de Covid-19, mais cedo somos atendidos, tratados e vamos ficar bons. Quanto mais cedo procurarmos um médico com sintomas de câncer de mama ou outros cânceres, maiores são as chances de sucesso no tratamento”, afirmou Pazuello.

Sem máscara, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, destacou a importância de retomar a agenda de ações em prol da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. “Nossas mulheres precisam de informações para que reconheçam os sinais da doença”, disse.

Atendimentos prejudicados pela pandemia da Covid-19
Sem citar dados, Pazuello afirmou que houve uma diminuição do atendimento de todas as doenças na pandemia da Covid-19, que serão somadas às demandas normais de 2021.

“Este represamento e as novas ações que teremos que tomar para dar vazão a esses atendimentos futuros será a segunda onda da pandemia. Esse será o desafio do SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse o ministro.

O Ministério da Saúde apresentou a portaria 2.713, que dispõe sobre o pagamento por desempenho no âmbito do Programa Previne Brasil. Os municípios brasileiros e o Distrito Federal receberão recursos do governo federal ao realizar atividades preventivas relacionadas à saúde da população.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?