metropoles.com

Câncer colorretal: mortes subiram 20,5% em 30 anos na América Latina

Tumores que aparecem na porção final do intestino são associados a hábitos alimentares ruins, que estão se tornando mais comuns na região

atualizado

Compartilhar notícia

Mohammed Haneefa Nizamudeen/Getty Images
Ilustração mostra a porção final do intestino inflamada pelo câncer colorretal
1 de 1 Ilustração mostra a porção final do intestino inflamada pelo câncer colorretal - Foto: Mohammed Haneefa Nizamudeen/Getty Images

A mortalidade por câncer colorretal está crescendo na América Latina. É o que revela um estudo conduzido pela Fiocruz, pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e pela Universidade de San Diego, na Califórnia.

A pesquisa mostrou que, entre 1990 e 2019, a alta foi de 20,5% no número de pessoas mortas em decorrência deste tipo de tumor na região. No caso do Brasil, a mortalidade era de, aproximadamente, 10% nos anos 1990 e saltou para 12%.

O crescimento da mortalidade por câncer colorretal na América Latina contraria a tendência global, que tem sido de queda na mortalidade.

O câncer colorretal é o tumor que aparece nos 15 centímetros finais do intestino e está muito associado a inflamações geradas por maus hábitos de saúde. Embora multifatorial, ele ocorre mais em pessoas obesas, sedentárias, com dietas pouco saudáveis e que abusam do álcool.

Contexto econômico no câncer colorretal

Segundo o estudo, uma explicação para o fenômeno é a combinação de hábitos ruins com as dificuldades dos sistemas de atenção à saúde dos países. A pesquisa relacionou o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados — observado na pesquisa pelo crescimento econômico regional— com a subida da mortalidade por câncer colorretal.

Ao contrário dos países ricos, que possuem alto número de casos, mas poucas mortes, no Brasil e nos países vizinhos, a doença costuma ser identificada tardiamente.

0

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?