metropoles.com

Pesquisa revela benefícios da ingestão da farinha de casca de banana

A casca de banana muitas vezes é desperdiçada, mas ela é altamente nutritiva e pode ser base até para biscoitos saudáveis

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Casca de banana amarela empilhada umas sobre as outras
1 de 1 Casca de banana amarela empilhada umas sobre as outras - Foto: Getty Images

Muita gente acha que é lixo, mas as cascas de banana podem ser um alimento e tanto. Várias pesquisas já demonstraram que elas podem ser base para muitos preparos, especialmente quando transformadas em uma farinha — o alimento pode ser uma alternativa mais saudável com textura semelhante à farinha de trigo.

A farinha de casca de banana deve ser preparada a partir das cascas secas e trituradas da fruta. A secagem pode ser feita ao expôs-la ao sol por cerca de dois dias, ou em uma estufa aquecida a cerca de 60 ºC por 15 horas. As cascas ficam frágeis como folhas secas e, trituradas, podem ser o passo inicial para centenas de preparos alimentares.

A farinha da casca de banana contém o antioxidante luteína (que ajuda a reduzir o envelhecimento celular) e o aminoácido triptofano (essencial para a formação dos músculos e da serotonina), além de muitas fibras. A casca da fruta tem até mais potássio e cálcio do que o resto dela.

Biscoito com farinha de casca de banana é mais nutritivo

Um estudo de 2022 feito por químicos da Índia e publicado na revista científica Food Science & Technology comparou a riqueza nutricional de biscoitos que haviam sido produzidos parcialmente com a farinha de casca de banana com alguns criados à base exclusiva de trigo.

Quando os produtos do experimento foram testados em termos de sabor, os consumidores relataram que ficaram muito satisfeitos. Além de contribuir com o gosto das receitas, os biscoitos feitos com 5% a 15% de farinha de banana tiveram maiores índices de fibras, magnésio, potássio e compostos antioxidantes.

O estudo descobriu, porém, que em grande escala, a farinha de banana pode ser muito custosa e trazer prejuízos à textura da receita. Por isso, a proporção aconselhada de uso foi enriquecer em 7,5% a 10% a farinha de trigo com o subproduto da banana. Assim, os biscoitos mantinham a consistência e tinham um maior teor de proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?