Bebês que dormem bem têm menor risco de sobrepeso, diz pesquisa

De acordo com estudo realizado nos EUA, os nenéns com melhor qualidade no sono apresentam peso mais saudável

atualizado 22/10/2021 18:32

Recém-nascidoGetty Images

Bebês recém-nascidos que dormem mais durante a noite, com um sono tranquilo, correm menos risco de terem sobrepeso, segundo mostra um estudo realizado por cientistas do Brigham and Women’s Hospital e do Massachusetts General Hospital, ambos nos Estados Unidos.

Para realizar o estudo, os pesquisadores monitoraram os hábitos de sono e os índices de massa corporal (IMC) de 298 recém-nascidos entre 2016 e 2018 e descobriram que o ganho de peso relacionado à qualidade do sono começa já nos primeiros meses de vida.

“Neste estudo, descobrimos que não apenas um sono noturno mais curto, mas interrupções constantes estavam associados a uma maior probabilidade de bebês ficarem acima do peso já nos primeiros seis meses de vida”, disse Susan Redline, epidemiologista e especialista em sono do Brigham and Women’s Hospital.

O padrão do sono dos bebês foi monitorado com um relógio de actigrafia de tornozelo durante três dias, um mês e seis meses após o nascimento deles. Os pais também contribuíram preenchendo diários de sono, onde relataram episódios de sono e vigília dos bebês.

Observou-se que, dormir uma hora a mais por noite influencia na redução de 26% no risco de um bebê ter sobrepeso. A mesma associação foi vista entre os que acordam menos durante a noite.

Os pesquisadores não souberem explicar a causa exata dessa correlação, mas acreditam que o sono mais longo contribui para uma rotina com boas práticas alimentares e a autorregulação.

Mais lidas
Últimas notícias