Bebês recém-nascidos que dormem mais durante a noite, com um sono tranquilo, correm menos risco de terem sobrepeso, segundo mostra um estudo realizado por cientistas do Brigham and Women’s Hospital e do Massachusetts General Hospital, ambos nos Estados Unidos.
Para realizar o estudo, os pesquisadores monitoraram os hábitos de sono e os índices de massa corporal (IMC) de 298 recém-nascidos entre 2016 e 2018 e descobriram que o ganho de peso relacionado à qualidade do sono começa já nos primeiros meses de vida.
“Neste estudo, descobrimos que não apenas um sono noturno mais curto, mas interrupções constantes estavam associados a uma maior probabilidade de bebês ficarem acima do peso já nos primeiros seis meses de vida”, disse Susan Redline, epidemiologista e especialista em sono do Brigham and Women’s Hospital.
O padrão do sono dos bebês foi monitorado com um relógio de actigrafia de tornozelo durante três dias, um mês e seis meses após o nascimento deles. Os pais também contribuíram preenchendo diários de sono, onde relataram episódios de sono e vigília dos bebês.
Observou-se que, dormir uma hora a mais por noite influencia na redução de 26% no risco de um bebê ter sobrepeso. A mesma associação foi vista entre os que acordam menos durante a noite.
Os pesquisadores não souberem explicar a causa exata dessa correlação, mas acreditam que o sono mais longo contribui para uma rotina com boas práticas alimentares e a autorregulação.