metropoles.com

Estudo: bariátrica pode diminuir declínio cognitivo em pessoas obesas

Pesquisa mostra que fazer cirurgia bariátrica ajuda a estabilizar o declínio cognitivo em até dois anos em pacientes que eram obesos

atualizado

Compartilhar notícia

Unsplash/Reprodução
Foto colorida de pessoa obesa - bariátirca
1 de 1 Foto colorida de pessoa obesa - bariátirca - Foto: Unsplash/Reprodução

A ciência já sabe que pessoas obesas têm risco alto para o desenvolvimento de demência e declínio cognitivo a longo prazo. Há evidências que este prognóstico, porém, pode ser revertido com a cirurgia bariátrica. A boa notícia veio recentemente, em artigo publicado no final de dezembro de 2023 no Journal of Nutrition, Health e Aging.

A pesquisa feita por neurologistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, indicou que a queda cognitiva de pessoas obesas submetidas à cirurgia bariátrica se normalizou dois anos após o procedimento.

“Como os indivíduos com obesidade em geral experimentam um declínio cognitivo mais rápido, saber que a cognição se estabiliza dois anos após a cirurgia bariátrica é um indício de sucesso para combater esse problema histórico”, indica o especialista em estatísticas médicas Evan Reynolds, autor principal do estudo.

Médico apresenta ilustração do estômago humano, cirurgia bariátrica - Metrópoles
Médico apresenta ilustração do estômago humano, principal órgão afetado pela cirurgia bariátrica. Impactos do procedimento, porém, podem ser observados em todo o organismo, até no cérebro, segundo pesquisa recente

Como foi feito o estudo?

A pesquisa foi feita com 85 pacientes que fizeram bariátrica e foram acompanhados por dois anos. Usando uma série de testes de memória e linguagem, os cientistas avaliaram a capacidade de raciocínio dos participantes comparando-as com as pontuações obtidas por pessoas saudáveis em pesquisas anteriores.

Os pesquisadores, no entanto, não têm certeza sobre o que exatamente torna a cirurgia eficaz: se é a redução de gordura ou a melhora nas complicações da diabetes, doenças renais, visuais ou pulmonares que estão associadas à obesidade.

“Para entender melhor a eficácia da cirurgia bariátrica na cognição, precisamos avaliar as possíveis diferenças entre os tipos de cirurgia, como o bypass gástrico e a gastrectomia vertical, e devemos realizar estudos observacionais maiores”, recomendam os especialistas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?