metropoles.com

Bangladesh pretende cultivar arroz dourado que combate a cegueira

País anunciou que vai produzir alimento geneticamente modificado, mas ainda não há consenso científico sobre a segurança alimentar do grão

atualizado

Compartilhar notícia

IRRI/Divulgação
arroz-dourado
1 de 1 arroz-dourado - Foto: IRRI/Divulgação

Uma versão de arroz modificada geneticamente está causando polêmica entre a comunidade científica. Criado nos anos 1990, o arroz dourado está na berlinda desde então, uma vez que cientistas não conseguem chegar a um acordo a respeito da segurança alimentar do produto. Agora, Bangladesh anunciou que pretende tornar-se o primeiro país no mundo a cultivar esta espécie de arroz. A primeira colheira está sendo esperada para 2021.

O argumento do governo de Bangladesh para investir no alimento é a alta taxa de deficiência de vitamina A no país, substância abundante no arroz dourado. Cerca de 21% das crianças bangladesas têm deficiência da vitamina. A falta do nutriente pode causar cegueira infantil, além de contribuir para mortes por doenças infecciosas, como o sarampo.

O arroz transgênico é modificado com genes de beta-caroteno do milho. A versão que está em análise em Bangladesh foi criada no Instituto Internacional de Pesquisa do Arroz (IRRI) em Los Baños, Filipinas. Os genes modificados foram criados a partir de uma variedade de arroz chamada dhan 29, muito comum no país e que representa 14% da colheita nacional.

O produto foi enviado para o Ministério do Meio Ambiente de Bangladesh em novembro de 2017. Um Comitê Central de Biossegurança, formado por oito cientistas, analisa os riscos ambientais envolvidos no cultivo do arroz dourado, como o potencial da planta tornar-se uma erva daninha, bem como a segurança alimentar do produto.

Além da aprovação do comitê, o país precisará realizar mais testes para se assegurar sobre a qualidade das sementes, além de registrá-las em uma agência de certificação especializada antes de dar andamento ao plantio.

Organizações Não-Governamentais ambientalistas de Bangladesh são contra a produção do alimento, pois consideram a abordagem arriscada e desnecessária para melhorar a saúde no país. O argumento é que a vitamina A pode ser facilmente encontrada em outros alimentos, como cenoura, espinafre, manga, mamão, fígado, gema de ovo e óleos de peixes.

Atualmente, as plantas transgênicas de arroz dourado estão disponíveis para pesquisadores do mundo inteiro. A ideia é que cada país produza os genes do arroz dourado em variedades que se adaptem aos gostos locais e às condições de cultivo. Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e Austrália já aprovaram o arroz dourado para consumo, embora ainda não existam planos para o cultivo. (Com informações da revista Science)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?