metropoles.com

Argentina investiga pneumonia misteriosa que já matou duas pessoas

Os testes realizados ainda não conseguiram desvendar a causa do problema de saúde que está provocando um surto na região de Tucumán

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/roche.com
pulmao
1 de 1 pulmao - Foto: Reprodução/roche.com

O Ministério da Saúde argentino comunicou, nessa quarta-feira (31/8), a morte de um homem de 45 anos com pneumonia bilateral (que atingiu os dois pulmões) na província de Tucumán. O óbito é o segundo causado por uma doença de origem desconhecida, que já resultou em outras internações na região.

As autoridades do país informaram que estão realizando investigações para descobrir a causa da pneumonia misteriosa, uma vez que os testes realizados descartaram os vírus causadores da Covid-19e de gripe e resfriados comuns. Segundo o Ministério da Saúde, “todos (os pacientes) foram submetidos a exames para Sars-CoV-2, Influenza tipos A+ e B+, hantavírus e 25 outros germes”.

Sintomas

Os pacientes apresentam quadro respiratório semelhante ao causado pelo coronavírus. A condição se apresenta de maneira mais grave do que a pneumonia comum, causando danos maiores ao pulmão.

De acordo com Luis Medina Ruiz, secretário de saúde da província, os casos foram identificados em cinco profissionais de saúde e um paciente internado na UTI do hospital de San Miguel de Tucumán, a cerca de 1.300 km de Buenos Aires.

As amostras coletadas foram enviadas ao Instituto de Microbiologia de Buenos Aires para mais análises. Enquanto isso, o hospital onde os pacientes foram atendidos está em lockdown e as pessoas com quem eles tiveram contato estão isoladas e sob monitoramento.

Causas ambientais

Os especialistas também estão fazendo testes no sistema de abastecimento de água e de ar-condicionado do hospital, com o objetivo de identificar se as infecções podem ter origem tóxica ou ambiental – como, por exemplo, a concentração de Legionella pneumophila, tipo de bactéria que afeta os pulmões, nos dutos de climatização do local.

Apesar de não se saber qual a origem da doença, os especialistas afirmam que os casos são isolados e não há motivos para preocupação.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?