Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Saúde

Anvisa aprova nova vacina da gripe para crianças a partir de 6 meses

Imunizante trivalente poderá ser aplicado em pessoas a partir dos 6 meses de idade. Vacina apresentou eficácia de até 65%

14/07/2026 08:55
Magnific
Foto colorida de beb~e recebendo vacina de uma profissional da saúde - Metrópoles.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de uma nova vacina contra a influenza. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nessa segunda-feira (13/7) e autoriza a comercialização da Fluprevli, indicada para aplicação em pessoas a partir dos 6 meses de idade.

Nos estudos clínicos que embasaram a aprovação, o imunizante apresentou eficácia de até 73% na prevenção da doença em adultos e de até 65% em crianças.

A Fluprevli é uma vacina trivalente, fragmentada e inativada. Na prática, ela estimula o organismo a produzir proteção contra os vírus influenza A e B presentes na formulação, sem utilizar vírus vivos.

Receba no seu email as notícias de Ciência&Saúde

Frequência de envio: Semanal

Ver todas as newsletters

O que muda com a aprovação

  • A Anvisa registrou a vacina Fluprevli para prevenção da influenza.
  • O imunizante é indicado para aplicação em pessoas a partir dos 6 meses de idade.
  • A vacina protege contra cepas dos vírus influenza A e B.
  • Estudos clínicos mostraram eficácia de até 73% em adultos.
  • Em crianças, a eficácia chegou a até 65%.
  • O registro foi concedido após avaliação de qualidade, segurança e eficácia do produto.

Como a vacina foi avaliada

De acordo com a agência, os estudos clínicos demonstraram que a vacina induziu uma resposta imunológica considerada elevada.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles Saúde e Ciência

Além da resposta imunológica, os testes também comprovaram a capacidade do imunizante de reduzir casos da doença entre os participantes avaliados.

A vacina será produzida pela Sanofi Medley Farmacêutica Ltda. e passa a integrar o grupo de imunizantes autorizados pela Anvisa para prevenção da gripe no país. O registro confirma que o produto atendeu aos requisitos de qualidade, segurança e eficácia exigidos pela agência reguladora.

Vacina acompanha mudanças na circulação do vírus

A Fluprevli  protege contra três cepas do vírus influenza. Segundo a Anvisa, o desenvolvimento do imunizante acompanha a recomendação internacional de retirar a linhagem B/Yamagata da composição das vacinas, já que ela não é detectada em circulação mundial desde março de 2020.

No Brasil, a agência mantém regras para atualização periódica das cepas que compõem as vacinas contra a gripe, conforme a circulação dos vírus e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Anvisa destaca que a influenza continua sendo uma infecção viral respiratória de grande importância para a saúde pública. A doença causa surtos sazonais todos os anos e pode levar a hospitalizações e mortes, principalmente entre crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. Por isso, a vacinação continua sendo uma das principais estratégias para reduzir complicações e formas graves da doença.