Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Saúde

Anvisa alerta para golpe aplicado em serviços de estética

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez alerta sobre golpistas que estão solicitando documento indevido a estabelecimentos

14/01/2025 12:59, atualizado 14/01/2025 17:52
Reprodução / Direção Concursos
Imagem colorida, edifício da Anvisa - Metrópoles - Anvisa aprovação canetas emabrecedroras

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um alerta nesta terça-feira (14/1) para que serviços de estética não caiam em um novo golpe. Sites têm vendido a emissão de um suposto documento obrigatório para os estabelecimentos com o objetivo de retirar dinheiro e dados dos comércios.

Receba no seu email as notícias de Ciência&Saúde

Frequência de envio: Semanal

Ver todas as newsletters

O golpe se baseia em convencer o empresário de que ele deve solicitar um Procedimento Operacional Padrão (POP). Entretanto, o documento sequer é emitido pela Anvisa. Além disso, o e-mail que dispara as mensagens não pertence à agência, apesar de trazer seu nome no endereço eletrônico.

O POP é uma lista que informa os procedimentos realizados com o uso de cosméticos no estabelecimento e é feito pela própria empresa, sendo disponibilizada uma cópia para a vigilância sanitária local.

“Nem a Anvisa nem outro ente fiscalizador emitem esses procedimentos. Pelo contrário, eles devem ser emitidos pelos estabelecimentos responsáveis e estar à disposição das autoridades sanitárias”, esclarece a agência.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles Saúde e Ciência