Antiviral contra dengue previne infecção em estudo com animais

Remédio está sendo desenvolvido pela Johnson & Johnson. Doença mata cerca de 10 mil pessoas por ano

atualizado 15/03/2023 18:41

Mosquito Aedes Aegypti Getty Images/Reprodução

Um medicamento experimental contra a dengue, desenvolvido pela Johnson & Johnson, mostrou bons resultados em testes iniciais com animais. O JNJ-1802, como é chamado pelos pesquisadores, provou ser eficaz contra os quatro tipos do vírus em camundongos e preveniu a infecção em macacos de dois tipos da doença.

Os resultados positivos foram divulgados nesta quarta-feira (15/3), em um artigo publicado na revista Nature.

Este pode ser o primeiro tratamento antiviral para a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Estima-se que 390 milhões de infecções ocorram a cada ano, resultando em 96 milhões de casos sintomáticos e 10 mil mortes.

A Johnson & Johnson pretende desenvolver a pílula antiviral tanto para o tratamento da dengue quanto para prevenir as infecções.

Testes com animais mostraram que a droga bloqueia a ação de duas proteínas virais, impedindo que o patógeno faça cópias de si mesmo.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

Os testes clínicos em humanos já foram iniciados. A empresa informou, por meio de um comunicado, que o tratamento se mostrou seguro e bem tolerado entre voluntários humanos na primeira fase e, agora, um um ensaio clínico randomizado está sendo realizado.

“JNJ-1802 concluiu com sucesso um primeiro estudo clínico de fase 1 em humanos, com voluntários saudáveis, ​​e foi considerado seguro e bem tolerado. Essas descobertas apoiam o desenvolvimento clínico do JNJ-1802, um agente antiviral de primeira classe contra a dengue, que agora está progredindo em estudos clínicos para a prevenção e tratamento da dengue”, afirmam os pesquisadores no artigo.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias