metropoles.com

Antibióticos aumentam risco de doença intestinal, revela estudo

Estudo dinamarquês envolveu mais de 6 milhões de pacientes e concluiu que os antibióticos aumentam as chances de problemas intestinais

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Getty Images
Foto de vários blisters de remédios coloridos - Metrópoles - remédio sem receita
1 de 1 Foto de vários blisters de remédios coloridos - Metrópoles - remédio sem receita - Foto: Reprodução/Getty Images

Um novo estudo publicado pela revista Gut, em parceria com a Sociedade Britânica de Gastroenterologia, explorou o impacto de antibióticos na flora intestinal, e os resultados são alarmantes. De acordo com a pesquisa, o uso cumulativo destes medicamentos ao longo da vida eleva os riscos de problemas graves no intestino, como colite ulcerativa e doença de Crohn – o que parece agravar um problema já bastante expressivo. Isso porque a doença inflamatória intestinal (DII) – conjunto de sinais e sintomas que se manifestam, predominantemente, no cólon – já atinge quase 7 milhões de pessoas em todo o mundo.

A equipe de pesquisadores utilizou dados do Registro Nacional de Prescrições dinamarquês e acompanhou um grupo de residentes do país entre 2000 e 2018. Mais de 6 milhões de indivíduos com idade igual ou superior a 10 anos e que não tinham diagnóstico prévio de DII foram incluídos na amostra e divididos conforme a faixa etária.

No total, quase 91% receberam pelo menos um ciclo de antibióticos no período de levantamento das informações. Durante o estudo, houve 36.017 novos casos de colite ulcerativa e 16.881 de doença de Crohn.

O levantamento mostrou que cada ciclo de antibiótico contribuiu com o tempo de risco de um a cinco anos após a exposição. “Incluímos um intervalo para garantir, da melhor maneira possível, que os antibióticos utilizados não fossem para sintomas de doença inflamatória intestinal não diagnosticados”, explicou um dos autores da pesquisa e médico de Saúde da População do Hospital NYU Langone Health, em Nova York, Adam Faye.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?