metropoles.com

Bárbara Evans: amendoim no pulmão pode evoluir para pneumonia. Entenda

Broncoaspiração de corpo estranho pode até matar crianças. Filha de Bárbara Evans passou por cirurgia após engasgar com amendoim

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Foto colorida de Bárbara Evans com a filha - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Bárbara Evans com a filha - Metrópoles - Foto: Reprodução

No último domingo (10/12), a modelo Bárbara Evans relatou em suas redes sociais um susto que viveu com a filha Ayla, de um ano e sete meses. A pequena precisou passar por cirurgia para retirar um amendoim do pulmão.

A aspiração de corpos estranhos, também chamada de broncoaspiração, pode levar a complicações graves, como pneumonia e até a morte. Os mais atingidos são crianças e idosos.

A broncoaspiração é a entrada de substâncias inesperadas, desde alimentos até a saliva, na via respiratória. Ela pode ocorrer pelo enfraquecimento ou controle ruim dos músculos usados na deglutição, o que dificulta o ato de engolir. Em geral, o problema causa tosse, dificuldade de respirar e inflamações que podem causar pneumonia.

Um relatório de 2019 publicado na Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba mostrou que a broncoaspiração é o terceiro maior responsável por acidentes com morte de crianças no Brasil. O quadro representa 7% das causas de óbito entre pessoas com menos de quatro anos.

“Os bebês prematuros são especialmente atingidos nas primeiras semanas de vida. Por isso, é muito importante o acompanhamento com a equipe de saúde desde o nascimento para avaliar a sucção e o risco de broncoaspiração na alimentação via oral”, explica a pediatra Loretta Campos.

Bárbara Evans, o marido e a filha - Metrópoles
Bárbara Evans, o marido e a filha Ayla no chá revelação dos gêmeos recém-nascidos

Cirurgia de Ayla

No caso de Evans, a influenciadora contou que Ayla estava comendo amendoim sem casca quando engasgou e começou a tossir. “Ela chegou a vomitar, mas comecei a ouvir um chiado na respiração dela”, relatou, no Instagram. Ela levou a menina a dois médicos, mas eles não encontraram a origem do problema.

No domingo (10/12), a criança acordou chorando e foi levada para um novo raio-x, onde foi encontrada a obstrução. Ayla passou pela cirurgia no mesmo dia para a retirada do grão.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?