metropoles.com

Consumo de álcool na menopausa pode aumentar o risco de doenças graves

Durante queda hormonal da menopausa, riscos de doença cardíaca, AVC e osteoporose aumentam. Médica sugere moderar o consumo

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida de mulher de perfil com mãos na cabeça ilustra sintomas da menopausa - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de mulher de perfil com mãos na cabeça ilustra sintomas da menopausa - Metrópoles - Foto: Getty Images

O consumo de álcool com moderação é um dos segredos para a boa saúde, especialmente para as mulheres que estão tentando reduzir os sintomas da menopausa.

De acordo com a médica Juliana Kling, diretora assistente do Centro de Saúde da Mulher da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, o consumo de álcool durante a menopausa pode piorar os sintomas relacionados à queda hormonal e aumentar o risco de doenças graves, como doença cardíaca, AVC e osteoporose.

Uma das maiores reclamações das mulheres durante a menopausa são os sintomas vasomotores, mais comumente conhecidos como ondas de calor. Cerca de 80% das mulheres têm ondas de calor e transpiração noturna, e para 30% delas, os sintomas serão severos.

“Muitas mulheres descreverão as ondas de calor como se fossem uma ardência que percorre o corpo e que parece ter sido gerada no peito”, explica a médica. “Elas estão associadas com o suor e podem ser extremamente incômodas durante o dia, mas também à noite durante o sono. “Os problemas do sono estão comumente associados com a menopausa e o álcool pode agravá-los”, completa Juliana Kling.

0

 

Peso saudável

Durante a menopausa, o risco de algumas doenças graves aumenta. Entre elas, estão infarto, AVC e osteoporose. O álcool pode tornar mais difícil manter um peso saudável, o que aumenta o risco para essas condições.

“Muitas de nós não reconhecemos as associações entre o álcool e os resultados prejudiciais para a saúde, como o risco de câncer de mama e o  câncer colorretal”, acrescenta a médica.

Kling recomenda que as mulheres em menopausa limitem o consumo de álcool a uma dose por dia. Ela acrescenta que a prática regular de exercícios físicos e uma dieta balanceada também são importantes para manter a saúde e amenizar os desconfortos característicos do período.

“Esses hábitos de estilo de vida saudável representam o que há de melhor em termos de ajuda durante a transição da menopausa”, explica.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?