metropoles.com

Contas de Instagram que fogem do óbvio, mas são muito interessantes

Quais lições podemos tirar de empresas que usam um marketing alternativo para divulgar seus produtos?

atualizado

Compartilhar notícia

Istock
Smiling woman using smart phone in a modern cafe
1 de 1 Smiling woman using smart phone in a modern cafe - Foto: Istock

Sabe aqueles clichês do tipo “pense fora da caixa” e “faça diferente do que os outros esperam de você”? Apesar de não ser muito fã de tais frases, elas são ótimas para definir as marcas apresentadas aqui.

O que você esperaria do Instagram de uma empresa de farinha? E do de um restaurante? Fotos do cardápio e da comida, certo? Porém, algumas marcas resolveram fazer diferente e os resultados ficaram ótimos.

Abaixo, apresento empreendimentos que conseguiram ser incríveis e relevantes nas mídias sociais, apresentando conteúdos não muito óbvios para seus ramos de atividade. Não perca, no final desta coluna, algumas dicas e lições tiradas dessas empresas que ajudarão a transformar a comunicação do seu negócio.

3M

Uma publicação compartilhada por 3M (@3m) em

Conhecida mundialmente pelas fitas multiuso e pelo nosso amado Post-it. O Instagram da 3M tem uma curadoria incrível com muita informação sobre ciência e tecnologia, além de lifestyle envolvendo os produtos da marca. Não parece óbvio, mas dá vontade de seguir.

 

Trader Joe’s  


O Insta de um supermercado pode ser tedioso, com anúncios como “Terça de Feirão” e “Coxão Mole por R$ 29,99”. Mas o Trader Joe’s foi além. Fotos lindas e muito lifestyle. Dá vontade de comer, viver e ser uma pessoa melhor, além de comprar, claro.

 

By Chloe

Uma publicação compartilhada por by CHLOE. (@eatbychloe) em

Restaurante de NYC com a comida vegana mais deliciosa e um ambiente que é a cara do Instagram. Dá vontade de fotografar tudo. Aí você entra no aplicativo e… surpresa! Não tem foto do local e muito menos dos produtos. Em seu Insta, a marca lida com comida como se fosse arte. É lindo, zero óbvio e desperta ainda mais a curiosidade.

 

King Arthur Flour

E se eu te falasse que uma marca de farinha tem 190 mil seguidores no Instagram? Fotos incríveis de comidas feitas com o produto da King Arthur são as apostas para despertar desejo de consumo nos fãs. A empresa reforça ainda a hashtag #kingarthurflour e seus clientes compartilham as delícias preparadas com o ingredientes, que são repostados pela conta do empreendimento.

 

Dictionary.com

Com uma base de 146 mil seguidores, o perfil compartilha uma palavra e seu significado diariamente em artes chamativas e coloridas. Aquele sentimento de aprender algo rotineiramente é o que mantém  a audiência da conta sempre crescendo.

 

Sharpie

Uma publicação compartilhada por @sharpie em

Multinacional que vende canetas. Simples assim. Mais um exemplo de marca que também criou uma hashtag para incentivar posts de seus consumidores. Além disso, o empreendimento usa o poder das histórias para se conectar com a audiência. Por exemplo, temos o artista Adam Vicarel, criador de uma jaqueta jeans com desenhos feitos com produtos sharpie (marca-texto). Os posts do item vieram acompanhados de histórias sobre a sua carreira e trajetória de trabalho.

 

TSA

Uma publicação compartilhada por TSA (@tsa) em

Este aqui é um caso bem fora do comum. TSA é a empresa responsável por toda a segurança de transportes nos EUA. Se você já esteve em algum aeroporto americano, já deve ter notado a presença deles quando passa pelo raio-x. A companhia resolveu se aproximar da audiência com posts bem-humorados sobre a rotina de trabalho e histórias da equipe, monstrando itens absurdos encontrados nas revistas.

 

E o que podemos tirar como lição desses casos de sucesso nada óbvios?

Crie hashtags!

Por mais que a noção de hashtag já pareça ultrapassada ou que as tags estejam poluídas com informação demais, uma campanha pensada para incentivar sua audiência a postar e marcar com o # ainda parece surtir muito efeito.  

 

Compartilhe conteúdo de sua audiência

Por mais que o conteúdo gerado por outras pessoas não seja de alta qualidade ou semelhante à estética desejada, seguidores se sentem especiais quando veem suas fotos compartilhadas. Guarde sempre um espaço para prestigiar quem ama a sua marca.

 

Compartilhe conteúdo relevante e ensine algo para as pessoas

Pense sempre em entregar algo de volta para sua audiência e não seja uma daquelas marcas que só querem empurrar produtos goela abaixo. Podem ser informações culturais, histórias, lindas imagens ou frases de inspiração. 

 

Foque sempre no DNA da sua marca e no que a torna única
Mídias sociais são feitas de instantes. Toda a informação circula tão rápido quanto um suspiro. Lembre-se sempre de gerar conteúdo que represente a essência da sua marca. Mostre, todos os dias, por que seus produtos ou serviços são únicos. Use a criatividade para passar toda a informação relevante de forma leve, direta e eficiente.

 

Seja politizado e abrace causas

Em cima do muro já não é mais um lugar confortável de se ficar. Grandes empresas correram para abraçar causas como empoderamento negro, feminino e de gênero. Não precisa ser ativista, só não demonstre uma postura alienada e sem alma.  

 

Lifestyle

Não vendemos produtos, e sim o sentimento que aquele item nos trará ao ser usado. A comunicação da sua marca tem de seguir sempre esse princípio. Comercialize vida, sentimento, movimento e sensação.  

 

Conheça a sua audiência
Crie uma comunicação voltada para quem vai consumir e não para o próprio umbigo. Com quem a sua marca está conversando? Já parou para se fazer essa pergunta?

 

Utilize diferentes formatos de mídia
Fotos, vídeo, texto, gif, arte gráfica. Vale tudo. As plataformas sociais estão cada vez mais abertas a diferentes tipos de mídia. Dica de insider: vídeo é o futuro.

 

Conte histórias e inspire outras pessoas

Pessoas se inspiram em outras pessoas. Conte histórias sobre os seus funcionários, seus clientes, seus vizinhos. Somos muitos sensíveis a rostos, expressões e experiências dos outros.

 

Mostre a rotina da sua empresa
A mágica está no processo! Compartilhe essa jornada com a sua audiência. Tenho certeza que o produto final será muito mais valorizado.

Compartilhar notícia