metropoles.com

Conheça Clarissa Araujo, a brasileira que é chefe do marketing na WGSN

Ela dividiu conosco os desafios da sua área de atuação e ainda uma lista incrível de perfis no Instagram para inspirar-se

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo Pessoal
araujo
1 de 1 araujo - Foto: Arquivo Pessoal

A WGSN, maior empresa especializada em prever tendências no mundo, tem uma forte premissa: “Nós criamos o futuro”. Fundada há 20 anos, em Londres, a agência revolucionou o mercado com a criação de uma verdadeira biblioteca de moda e consumo on-line.

Grandes multinacionais, como Adidas, NBC, Levi’s e Samsung, contratam os serviços da plataforma, assim como bancos, lojas de departamento, designers e empresários individuais.

Uma brasileira trabalha no coração da WGSN, em Nova York. Clarissa Araujo ocupa um cargo de liderança na empresa: comanda o setor de marketing na América do Norte. Além de ser viciada em junk food e ter uma gargalhada fácil, adora conversar. Ela dividiu conosco a formação profissional, os desafios da área de atuação e ainda uma lista incrível de perfis do Instagram para se inspirar.

Conta para gente, o que você faz?
Sou Senior Marketing Manager, North America, da WGSN. No bom e velho português: tomo conta de todo o marketing da América do Norte e tenho a sorte de liderar um time incrível.

Como aconteceu a escolha dessa carreira?
Foi um mix. Corri atrás do que eu gosto e me mantive atenta às oportunidades. Sou curiosa, comunicativa, acelerada e um pouco negociadora. Além disso, gosto muito de moda como negócio. Não tenho a menor vocação para desenhar. Comecei a minha carreira no mercado financeiro, migrei para o time de vendas da WGSN e depois para o marketing.

Quais cursos e trabalhos considerou essenciais para sua formação?
Sou formada em Relações Internacionais com ênfase em marketing e negócios na ESPM. Depois, fiz o curso de Marketing de Moda, Cool Hunting e Jornalismo de Moda. Esse processo me ajudou a entender o que gosto e quais são os meus talentos. Em algum momento da carreira percebi as áreas onde podia desenvolver minhas habilidades e outras que precisaria contar com gente ao meu redor.

Dê algumas dicas para quem quer começar a trabalhar na área.
O marketing é muito dinâmico. Por isso, independente da idade que você tem, precisa estar sempre ligado. Facebook, Instagram, Youtube e podcasts ainda são muito pouco explorados pelas marcas.

Como está o mercado e quais os maiores desafios de quem trabalha com marketing?
Explorar canais diversos e novos. Além disso, dar vida ao conteúdo da WGSN. Queremos criar experiências à altura do material criado pela agência, mas, claro, sem extrapolar o budget. Sobre o mercado, estamos vivendo um momento de transformação, em que as redes sociais e digital marketing são o marketing, não departamentos separados. Qualquer campanha precisa ser holística. O consumidor quer conteúdo relevante no formato que ele acha mais fácil de digerir: vídeo, whitepapers, podcast e etc. Os dados também nunca foram tão importantes. A essência do “marketeiro” é ser criativo, mas combinar a intuição com fatos.

Cite um muso ou uma musa inspiradora.
Natasha Christie-Miller, CEO da Ascential Intelligence, grupo do qual WGSN faz parte. Eu a admirava antes de ela assumir a agência. O estilo de liderança, transparência e energia sempre me chamam atenção. Ela é dona-da-porra-toda, tem cabelo curto, normalmente usado com gel para trás, superestiloso. É sempre muito transparente, objetiva, acessível e não trabalha às sextas-feiras. Faz uma gestão minuciosa do seu tempo, é impressionante.

Conte-me os seus livros favoritos e os sites que lê todos os dias.
Confesso, não devoro muitos livros, mas leio bastante on-line. Meu top 3: WGSN, WGSN Insider (nosso blog aberto ao público) e também recebo um brief diário do NY Times. Minha meta de ano novo é encontrar bons podcasts. Aqui em Nova York andamos muito de metrô e eles são perfeitos para isso.

E os Instagrans?
@wgsn @wgsnbr: fonte inesgotável de inspiração
@sarahsarahowen: editora da WGSN que faz um feed lindo e cheio de dicas legais
@getawayhouse: fui ano passado e me apaixonei
@fomofeed: os lugares de NYC’s perfeitos para postar no Instagram
@beautifulmatters: uau
@giambattistavalliparis @mirazwillinger: fashion dos sonhos
@catbird: de Brooklyn, uma marca de joias que tem peças delicadas lindas e um feed muito bem curado também
@chapolinoficial @betches @girlboss: amo, dou altas risadas
@marthagraeff @chiaraferragni: muito estilosas
@didikrepinsky: viagem e moda, ela marca marcas que descobre ao redor do mundo. Descobri muita coisa legal

?

Uma publicação compartilhada por Clarissa Freitas Araujo (@araujoclarissa) em

O que você assiste no Youtube?
Nada regularmente. Mas de vez em quando me pego assistindo X Factor Auditions (risos).

E o que escuta no Spotify?
Música para mim é vida! Cada momento tem uma trilha, mas em geral estou ouvindo bastante My 2017 Top Songs, aquela playlist do Spotify com as músicas que mais ouvi ano passado. Redescobri um álbum delicioso: Especial Ivete, Gil e Caetano. Um jazz clássico (Tony, Bennett, Frank Sinatra, Elza Fitzgerald) vai muito bem também em casa fazendo nada ou tomando um vinho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?