metropoles.com

Zé Celso tomou sorvete e vibrou com conversa sobre ABL na véspera de incêndio, diz ator

O ator Ricardo Bittencourt disse que, na noite anterior ao incêndio, Zé Celso tomou sorvete e ficou feliz com menção sobre ABL

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Zé Celso
1 de 1 Zé Celso - Foto: Reprodução

São Paulo — O ator Ricardo Bittencourt, que também estava no apartamento do José Celso Martinez no momento do incêndio, disse que ele e o diretor tinham passado a noite anterior comendo sorvete de cupuaçu e comemorando.

Os dois tinham recebido uma ligação da cantora Daniela Mercury dizendo que ela teria falado com Gilberto Gil para publicar a obra de Zé Celso pela Academia Brasileira de Letras (ABL). “A gente teve essa conversa assim: ‘Amanhã de manhã a gente vai acordar e escrever para Gil para deflagrar isso'”.

0

Segundo Bittencourt, Zé Celso ficou muito feliz com essa história. “Era uma coisa que ele queria há muito tempo”, afirmou.

 

Na tarde desta quinta (6/7), o ator se mostrou desconsolado. “Eu perdi a minha casa, meu irmão. É a minha família”, disse.

José Celso Martinez Corrêa, mais conhecido como Zé Celso, morreu aos 86 anos, na capital. Ele estava internado no Hospital das Clínicas, após um incêndio atingir o apartamento em que morava.

No incêndio, Zé Celso sofreu queimaduras de segundo grau no rosto, nas pernas e nos braços. Além dele e de Ricardo Bittencourt, outras duas pessoas que estavam no apartamento inalaram fumaça e estão sob observação médica.

A causa do incêndio ainda é investigada. Há a suspeita de que tenha começado pelo aquecedor, ligado pelo próprio dramaturgo.

Amigos se despedem

O atores Alexandre Borges e Regina Casé estiveram nesta quinta-feira (6/7) no Teatro Oficina para prestar homenagens ao dramaturgo. “O Zé mudou a minha maneira de representar, de ver o teatro”, afirmou Alexandre.

Ele foi convidado pelo dramaturgo para reabrir o Teatro Oficina em 1993, com a peça Hamlet. “Foi muito importante pra mim, uma libertação como ator”. No ano passado, os dois inauguraram a peça Esperando Godot.

A atriz Regina Casé  disse que conheceu Zé Celso em um momento de dúvida na carreira e que foi, através dele, que se descobriu a artista que é hoje.

“Eu acho que eu só sou o que eu sou, só fiz o que eu fiz, porque eu tive a chance de, naquele momento da minha vida, cruzar com a potência, a força avassaladora de criação do Zé”, disse Regina.

Para a atriz, São Paulo tem que deixar um presente para o artista. “O maior desejo do Zé é ver esse parque florescer. E é claro que não é pra ele, nem para o Oficina. Qual é a coisa que São Paulo mais precisa? De parque, de respirar, de ar.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?