metropoles.com

Vídeo: PM faz resgate de rapel em área onde helicóptero foi encontrado

Policia Militar localizou helicóptero no 12° dia de buscas em Paraibuna, interior de SP; agentes desceram de rapel na área de mata

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem de PM descendo de rapel de helicóptero em área de mata - Metrópoles
1 de 1 Imagem de PM descendo de rapel de helicóptero em área de mata - Metrópoles - Foto: Reprodução

São Paulo — Equipes de resgate da Polícia Militar (PM) fizeram resgate de rapel sobre a região de mata em Paraibuna, no interior de São Paulo, onde o helicóptero que sumiu com quatro pessoas a bordo foi encontrado, na manhã desta sexta-feira (12/1). A ação contou com apoio da Polícia Civil e da Força Aérea Brasileira. A PM confirmou a morte dos quatro tripulantes.

Imagens publicadas pela corporação mostra o momento em que um dos agentes desce de rapel de um helicóptero Águia da PM, em direção ao local dos destroços da aeronave encontrada.

Assista:

Estavam a bordo do helicóptero o piloto Cassiano Teodoro, de 44 anos, além dos três passageiros Raphael Torres, 41; Luciana Rodzewics, 45, e Letícia Ayumi, 20.

0

O helicóptero partiu do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital, em direção a Ilhabela, no litoral norte do estado, no dia 31/12. Devido às más condições climáticas, o piloto teria decidido retornar no meio do caminho. Por volta das 15h, Letícia enviou uma mensagem de WhatsApp ao namorado dizendo que a aeronave havia pousado “no meio do mato”.

Arte de mapa com informações sobre o desaparecimento do helicóptero - Metrópoles
Linha do tempo helicóptero desaparecido

Ela também enviou um vídeo ao namorado momentos antes de a aeronave sumir do radar. Letícia disse que, devido às más condições climáticas, o piloto havia decidido interromper a viagem e retornar a São Paulo.

“Tá perigoso. Muita neblina. Estou voltando”, escreveu Letícia. No vídeo enviado por ela ao namorado, o helicóptero aparece encoberto por neblina.

A equipe de inteligência do Departamento de Operações Especiais (Dope) conseguiu identificar o local onde o helicóptero pousou, a partir de antenas telefônicas. A polícia obteve autorização da Justiça para quebrar o sigilo e ter acesso à localização do aparelho, conforme registrado pelas torres de telefonia.

Com isso, foi possível identificar onde o celular de uma das pessoas que estava na aeronave emitiu sinal pela última vez, próximo à Represa de Paraibuna. Os aparelhos dos demais tripulantes não foram detectados pelas antenas.

A antena captou sinais do celular de Luciana Rodzewics. O aparelho emitiu sinais que foram identificados até às 22h14 do dia 1° de janeiro, cerca de 33 horas após a decolagem em São Paulo.

Em seguida, o Dope confirmou que uma antena de Paraibuna também  identificou sinais do aparelho celular de Raphael Torres. Segundo o Dope, sinais do celular de Raphael foram registrados até as 23h54 do dia 31 de dezembro.

Câmeras de monitoramento da Rodovia dos Tamoios, na altura de Paraibuna, no Vale do Paraíba, em São Paulo, registraram imagens que podem ser do helicóptero, visto pela última vez, até então, por volta de 15h20 do dia 31/12. Na mesma data, câmeras da estrada captaram a movimentação de uma aeronave, na altura do quilômetro 58, às 14h07.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?