Vídeo: morador usa caiaque para andar em rua alagada de SP
Região sofre com rua alagada há mais de 30 dias e moradores gravaram vídeo usando caiaque para denunciar situação

São Paulo – Para denunciar transtornos provocados por enchentes que afetam o bairro há mais de 30 dias, um morador decidiu usar um caiaque para andar em uma rua alagada do Jardim Helena, na zona leste da capital paulista.
O vídeo do caiaque (veja abaixo) foi registrado na Rua Coaracy, completamente tomada pela água, segundo relatam moradores da região nesta segunda-feira (13/3). “Mesmo sem chover, a rua está alagada há 30 dias”, afirma o líder comunitário Anderson Migri.
Em área de várzea do Rio Tietê, o Jardim Helena integra uma região da zona leste que sofre historicamente com cheias. Os bairros vizinhos Jardim Pantanal, Jardim Romano e Vila Itaim também registram alagamentos frequentes.
“Conseguimos com a Prefeitura de São Paulo a canalização de um córrego e a construção de paredão de outro, mas nada disso vai resolver o problema de verdade. É só enxugar gelo”, afirma Migri.
Além da moradia e da locomoção dos bairros prejudicadas pelas cheias, há relato de surto de diarreia em moradores pelo contato com a água. Uma estação de esgoto fica nas proximidades da Rua Coaracy.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SP
Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP
Frequência de envio: Diário
Ver todasPrefeitura usa bombas para escoamento
Nesta segunda, equipes da Subprefeitura de São Miguel Paulista foram enviadas ao local para atuar na limpeza e no bombeamento da água acumulada na região. “Esse trabalho faz com que as ruas que antes ficavam até 90 dias com água, tenham o escoamento em horas, desde que o rio baixe”, diz a gestão Ricardo Nunes (MDB), da prefeitura da capital paulista, em nota.
Ainda de acordo com a Prefeitura, ações preventivas contra enchentes, como limpeza manual de córregos e desobstrução de bueiros, foram intensificadas.
“Na região de São Miguel Paulista, em 2022, foram limpas 5.621 bocas de lobo e 551 poços de visita, e mais de 17.569,60 metros de galerias. Além disso, foram limpos 435.022 m² de áreas de margens de córregos, com a retiradas cerca de 8.519,87 toneladas de detritos”, afirma.



