Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Vídeo: guarda eletrocuta trabalhador durante abordagem em SP

Guarda civil Cláudio Reis, de Indaiatuba, teria "provocado" um ajudante após ele ser liberado de abordagem. Vítima não tem passagens

31/03/2025 14:42, atualizado 31/03/2025 20:56
Arquivo Pessoal
Guarda dispara arma de choque contra homem, em frente de casa com portão brando - Metrópoles

São Paulo — O guarda civil (GC) Cláudio Reis, de Indaiatuba, no interior de São Paulo, foi flagrado ao eletrocutar, com uma arma de choque, um ajudante de caminhoneiro na noite de sábado (29/3). O choque teria sido intencional, após o trabalhador ser liberado de uma abordagem por não ter pendências criminais ou judiciais.

De acordo com o registro feito com um celular (assista abaixo), antes de usar a arma o guarda intima a vítima a partir “para cima dele”.

A vítima de choque é o ajudante Jhonatan Willian Coutinho, de 31 anos, que estava no local tomando cerveja com amigos em um bar em frente a sua casa, no bairro Morada do Sol. Segundo seu relato, uma viatura da Guarda Civil passou pelo local e um dos agentes encarou o ajudante, que também ficou olhando para o guarda.

Instantes depois, os GCs abordaram Jhonatan. Após pesquisarem o documento do ajudante, nenhum problema judicial foi encontrado e ele foi liberado por um dos guardas.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SP
“O problema é que esse Cláudio [um dos guardas] falou que eu não estava liberado. Aí ele ficou com a arma de choque na mão e começou a me chamar de puta, de ‘quenguinha’ e eu não tenho sangue de barata né”, contou Jhonatan ao Metrópoles.
Vídeo: guarda eletrocuta trabalhador durante abordagem em SP - destaque galeria
4 imagens
Vítima procurou amiga enfermeira para retirar "anzóis" de arma de choque
Vítima perdeu equilíbrio e bateu costas em portão de residência
Guarda disparou arma de choque, após provocar trabalhador, segundo testemunhas
Grampos de arma de choque ficaram cravadas em costela da vítima
1 de 4

Grampos de arma de choque ficaram cravadas em costela da vítima

Arquivo Pessoal
Vítima procurou amiga enfermeira para retirar "anzóis" de arma de choque
2 de 4

Vítima procurou amiga enfermeira para retirar "anzóis" de arma de choque

Arquivo Pessoal
Vítima perdeu equilíbrio e bateu costas em portão de residência
3 de 4

Vítima perdeu equilíbrio e bateu costas em portão de residência

Arquivo Pessoal
Guarda disparou arma de choque, após provocar trabalhador, segundo testemunhas
4 de 4

Guarda disparou arma de choque, após provocar trabalhador, segundo testemunhas

Arquivo Pessoal

No vídeo, é possível ouvir o guarda Reis afirmando: “Vem para cima de mim a hora que você quiser”. Testemunhas que acompanharam a abordagem também reforçaram a denúncia de provocações e xingamentos.

Veja o vídeo:

As imagens mostram que, enquanto Jhonatan permanece com as mãos para trás, um terceiro guarda se aproxima e o ajudante o cumprimenta com um aperto de mão. Segundos depois, sem motivo aparente, o guarda Reis dispara a arma de choque contra o trabalhador, que perde o equilíbrio e bate as costas contra o portão de uma casa.

“A sensação que eu tive foi a de que iria morrer, minhas pernas ficaram bambas”, relatou a vítima.

Jhonatan conseguiu arrancar os fios da arma de choque e, mesmo com as pernas enfraquecidas pela descarga elétrica, conseguiu correr e se esconder.

Grampos cravados na pele

Os grampos da arma de choque ficaram cravados na costela esquerda do trabalhador como anzóis de pesca. Amigos e familiares sugeriram levar a vítima a um hospital, mas ela negou, com medo de ser procurada pelos guardas. “Uma amiga, que é enfermeira, tirou os ‘anzóis’ de mim”, disse. A vítima já acionou um advogado e disse que pretende registrar uma denúncia na Corregedoria da Guarda Civil de Indaiatuba.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

As provocações feitas pelo guarda também foram ouvidas pelos clientes do bar, incluindo um amigo de Jhonatan, que reiterou ao Metrópoles o fato de o guarda provocar a vítima antes de usar a arma de choque.

Guarda civil não se manifesta

A reportagem apurou que Reis atua como guarda em Indaiatuba há menos de um ano. Ele foi procurado por mensagem, mas não se manifestou. A GC de Indaiatuba também foi questionada sobre a conduta do guarda e, até a publicação desta reportagem, não havia se posicionado. O espaço segue aberto.

Em fevereiro, outra equipe de guardas da cidade também foi flagrada por uma câmera de monitoramento agredindo sem motivo um homem, durante abordagem,  no bairro Campo Bonito. A força de segurança municipal também não se posicionou sobre esse caso.