metropoles.com

Vereadora do Novo é denunciada por briga com colega na Câmara em 2021

MPSP ofereceu denúncia contra Cris Monteiro após briga no banheiro e no plenário da Câmara com Janaína Lima, que terminou expulsa do Novo

atualizado

Compartilhar notícia

Montagem/Câmara Municipal de São Paulo
Montagem mostra, de um lado, imagem colorida de Cris Monteiro, mulher branca, loira, de meia idade, cabelo loiro e óculos preto, falando ao microfone, e de outro mostra Janaína Lima, mulher jovem, branca, de cabelo tingido de loiro, falando ao microfone - Metrópoles
1 de 1 Montagem mostra, de um lado, imagem colorida de Cris Monteiro, mulher branca, loira, de meia idade, cabelo loiro e óculos preto, falando ao microfone, e de outro mostra Janaína Lima, mulher jovem, branca, de cabelo tingido de loiro, falando ao microfone - Metrópoles - Foto: Montagem/Câmara Municipal de São Paulo

São Paulo — A vereadora Cris Monteiro (Novo) foi denunciada à Justiça pelo crime de lesão corporal por causa da briga que teve com a também vereadora Janaína Lima, na época sua colega de partido e hoje no MDB, após uma discussão sobre o tempo de fala de cada uma delas no plenário da Câmara. Cris não aceitou o acordo que havia sido proposto pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) para encerrar o caso.

O boletim de ocorrência foi feito em 10 de novembro de 2021, dia seguinte ao episódio, mas a denúncia, da promotora Regiane Vinche Zampar Guimarães Pereira, só foi apresentada à Justiça nessa terça-feira (17/10). O crime de lesão corporal é punido com pena de três meses a um ano de detenção.

Peruca arrancada

As duas tinham de repartir o tempo de fala do Novo durante as discussões sobre a reforma da Previdência municipal quando se desentenderam no plenário. Cris foi atrás de Janaína no banheiro da Casa. Lá, ambas trocaram agressões. Segundo o relato de Cris, ela foi enforcada e teve a peruca arrancada por Janaína.

Após o caso, Cris conseguiu uma medida protetiva contra Janaína, o que a impediu, até agosto passado, de se aproximar da colega. Janaína também foi expulsa do Novo.

As duas prestaram queixas na polícia pelo caso e, em janeiro deste ano, o juiz Fabricio Reali Zia, da Vara do Juizado Especial, determinou que ambas fossem tratadas como autoras do crime de lesão corporal.

No entanto, de acordo com a denúncia apresentada nessa terça, Janaína aceitou um acordo proposto pelo MPSP para encerrar o caso. No acordo, ela admite a prática das lesões corporais contra a colega e terá que pagar uma multa. Cris, por outro lado, não aceitou o acordo, por isso foi denunciada.

A Justiça, agora, irá decidir se aceita a denúncia contra Cris e, posteriormente, se ela é culpada.

No inquérito do caso, a defesa de Cris, a cargo do advogado Daniel Leon Bialski, afirmou que a vereadora não aceitou o acordo com o MPSP “confiando no papel da Justiça com o arquivamento dos autos do caderno investigatório injustamente instaurado” contra ela.

O defensor afirma, no processo, que a queixa de Janaína contra Cris foi uma “nítida estratégia defensiva de se desvencilhar das acusações de agressão”.

O Metrópoles procurou Cris por meio de sua assessoria de imprensa para comentar o caso. O espaço segue aberto a manifestações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?