metropoles.com

Vacinação contra gripe é ampliada para todos com mais de 6 meses em SP

Após recomendação do Ministério da Saúde, ampliação acontece a partir desta quinta-feira na capital, em todos os postos de saúde e AMAs

atualizado

Compartilhar notícia

Tomaz Silva/Agência Brasil
foto colorida de mulher tatuada (pessoa é vista de costas) sendo vacinada contra a gripe - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de mulher tatuada (pessoa é vista de costas) sendo vacinada contra a gripe - Metrópoles - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

São PauloApós a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ter anunciado a ampliação da vacinação contra a gripe para todos os brasileiros com mais de seis meses de idade, a Prefeitura de São Paulo começa a seguir a recomendação a partir desta quinta-feira (2/5).

A imunização contra a gripe pode ser feita na capital em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 19h, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que estão funcionando em horário estendido, até 22h.

“A ampliação […] vai contribuir para proteger a população, além de reduzir as chances de casos mais graves da doença. Certamente, vai desafogar os serviços de pronto atendimento e hospitais da capital”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Fases da campanha

Este ano, a campanha de vacinação em São Paulo começou no dia 22 de março por fases. Na primeira delas, foram contempladas as pessoas do grupo de risco para a doença: crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias (puérperas), indivíduos com 60 anos ou mais, povos indígenas e comunidades tradicionais quilombolas, população em situação de rua, pessoas com deficiência permanente e pessoas portadoras de doenças crônicas (comorbidades) e imunossuprimidos.

A partir de 1º de abril, a campanha passou a atender também as pessoas com maior exposição para a doença, conforme lista do Programa Nacional de Imunizações (PNI): trabalhadores da saúde; professores do ensino básico a superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativa.

Cobertura vacinal

No total, até a última terça-feira (30/4), 1.069.443 doses da vacina contra a gripe tinham sido aplicadas, totalizando, quase 27% do grupo prioritário, composto por cerca de 4,5 milhões de pessoas em todo o município.

Em 2023, foram aplicadas mais de 4 milhões de doses de influenza. Já a cobertura entre os grupos prioritários chegou a 52,19%, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

Os moradores de São Paulo podem encontrar a unidade mais próxima de suas casas por meio da plataforma Busca Saúde.

Confira quais são os principais sintomas da gripe:

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?