metropoles.com

Vacinação contra a gripe volta a ser prorrogada por baixa adesão

Campanha que se encerraria nesta quinta (31/8) foi estendida até 15 de setembro; segundo secretaria, gripe provocou 241 mortes este ano

atualizado

Compartilhar notícia

Milton Michida/Governo do Estado de São Paulo
foto colorida, em primeiro plano enfermeiro segura seringa de vacina da gripe; um pouco adiante, enfermeiro com jaleco aplica vacina em pessoa - Metropoles
1 de 1 foto colorida, em primeiro plano enfermeiro segura seringa de vacina da gripe; um pouco adiante, enfermeiro com jaleco aplica vacina em pessoa - Metropoles - Foto: Milton Michida/Governo do Estado de São Paulo

São Paulo – A Secretaria de Estado de Saúde voltou a prorrogar a vacinação contra a gripe em razão da baixa adesão da população. A campanha, que se encerraria nesta quinta-feira (31/8), prosseguirá até 15 de setembro.

No dia 25 de agosto, a cobertura vacinal registrada no estado era de 49,5%. A meta da secretaria é chegar a 90%.

De acordo com dados do governo, foram aplicadas 6,1 milhões de doses do imunizante nos primeiros cinco meses de 2023. As sucessivas prorrogações da campanha elevaram o total, em pouco mais de três meses, para 12.747.837 de doses aplicadas.

Segundo a Secretaria da Saúde, foram registrados este ano, até agosto, 241 óbitos decorrentes de casos graves causados pela infecção dos diversos tipos de vírus da Influenza. A vacinação, esclareceu o órgão, é eficaz em evitar a evolução da doença para os quadros mais graves.

No mesmo período de 2022, houve óbitos, o que representa uma redução de 22,4% em relação a este ano. O número de casos, no entanto, cresceu 50,3%, de 1.691 no ano passado para 2.543 registrados até agosto deste ano.

Onde tomar a vacina

Além dos chamados grupos prioritários, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. Isso porque, uma vez imunizado, o indivíduo tem menos chance de contrair e transmitir a gripe, diminuindo o risco de contaminação até daquelas pessoas que não foram vacinadas. O imunizante está disponível em mais de 5 mil postos de vacinação em todo o estado.

Na capital, a vacina pode ser aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (veja lista de endereços), com funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e em AMAs/UBS Integradas, que atendem das 7h às 19h, inclusive aos sábados e feriados.

Tire suas dúvidas

O governo do Estado montou o site https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br, que reúne as 100 dúvidas mais frequentes sobre as vacinas nos buscadores da internet. O espaço oferece informações claras para desmistificar fake news em relação à imunização, garantindo assim a proteção de toda a população.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?