Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Uber é condenada a indenizar passageira trans que foi expulsa de carro

Decisão cabe recurso. Passageira diz que ela e companheiro, ambos pessoas trans, foram insultados e expulsos de carro de app da Uber

29/08/2024 19:48
Compartilhar notícia
Claudia Castelo Branco/Metrópoles
Aparelho celular com o nome Uber escrito na tela - Metrópoles

São Paulo A atriz Marina Mathey e seu companheiro, ambos transexuais, processaram a Uber após escutarem insultos e serem expulsos do carro por um motorista do aplicativo. O pedido de indenização no valor solicitado, R$ 20 mil, foi deferido juiz Fernando Antonio de Lima, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível de São Paulo.

O caso foi revelado pela Folha de S. Paulo e confirmado pelo Metrópoles.

Em sua decisão, o juiz oficiou que a Polícia Civil investigue se houve crime de transfobia contra a atriz e seu companheiro. O Ministério Público e a Defensoria Pública de São Paulo também foram oficiados para apurar relatos recorrentes de discriminação contra passageiros trans em corridas da Uber.

Uber é condenada a indenizar passageira trans que foi expulsa de carro - destaque galeria
3 imagens
A Uber foi condenada a indenizar uma passageira trans em R$ 20 mil por danos morais.
Trabalho por aplicativos
Nas redes sociais, a atriz comemorou a decisão. 
Vitória judicial em caso de transfobia e danos morais contra a Uber.
1 de 3

Nas redes sociais, a atriz comemorou a decisão. Vitória judicial em caso de transfobia e danos morais contra a Uber.

A Uber foi condenada a indenizar uma passageira trans em R$ 20 mil por danos morais.
2 de 3

A Uber foi condenada a indenizar uma passageira trans em R$ 20 mil por danos morais.

Claudia Castelo Branco/Metrópoles
Trabalho por aplicativos
3 de 3

Trabalho por aplicativos

Andre Borges/Esp. Metrópoles

A decisão cabe recurso. Procurada pelo Metrópoles, a Uber respondeu que, por se tratar de um caso em curso ainda, não irá comentar.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Nas redes sociais, a atriz comemorou a decisão: Vitória judicial em caso de transfobia e danos morais contra a Uber. É com muita alegria e emoção que compartilho com vocês essa notícia, essa conquista de reparação mínima perante a casos de transfobia que por tantas vezes são desmerecidos, mas não desta vez”, disse. Mathey disse acreditar que decisões como esta dão esperança em meio à tantas violências vividas diariamente.