TJSP julga possibilidade de Marcola voltar para cadeia de São Paulo

Marcola, líder máximo do PCC, segue encarcerado no sistema carcerário federal desde 2019, após descoberta de plano de fuga

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
Homem branco, de cavanhaque, com camiseta azul clara de preso, com a palavra interno grafada no peito - Metrópoles
1 de 1 Homem branco, de cavanhaque, com camiseta azul clara de preso, com a palavra interno grafada no peito - Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

São Paulo — Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) irão julgar se Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, será mantido no sistema carcerário federal, onde cumpre pena de mais de 300 anos, em regime fechado, desde 2019. O pedido foi distribuído nesta segunda-feira (24/3), como consta em movimentação processual.

A permanência do líder máximo do Primeiro Comando da Capital (PCC) longe do sistema prisional paulista resulta de pedidos de renovação feitos pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo, com a alegação de manter a segurança pública no estado.

A mais recente solicitação feita por Marcello Streifinger, titular da SAP — aceita pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), em 28 de janeiro — renovou a permanência de Marcola, em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), por mais 360 dias, contados desde 1º de fevereiro.

TJSP julga possibilidade de Marcola voltar para cadeia de São Paulo - destaque galeria
10 imagens
Marcola, chefe do PCC
Marcola está preso há 26 anos
Marcola é apontado como chefe do PCC
Marcola cumpre pena na Penitenciária Federal de Brasília
Marcola está na Penitenciária Federal do DF
Marcola é apontado como líder máximo do PCC. Julinho Carambola seria seu sucessor direto, de acordo com Promotoria
1 de 10

Marcola é apontado como líder máximo do PCC. Julinho Carambola seria seu sucessor direto, de acordo com Promotoria

Reprodução
Marcola, chefe do PCC
2 de 10

Marcola, chefe do PCC

Arte/Metrópoles
Marcola está preso há 26 anos
3 de 10

Marcola está preso há 26 anos

Arte/Metrópoles
Marcola é apontado como chefe do PCC
4 de 10

Marcola é apontado como chefe do PCC

Arquivo pessoal
Marcola cumpre pena na Penitenciária Federal de Brasília
5 de 10

Marcola cumpre pena na Penitenciária Federal de Brasília

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Marcola está na Penitenciária Federal do DF
6 de 10

Marcola está na Penitenciária Federal do DF

Hugo Barreto/ Metrópoles
Marcola quando deixou presídio para ir ao Instituto Hospital de Base fazer exames
7 de 10

Marcola quando deixou presídio para ir ao Instituto Hospital de Base fazer exames

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Marcola chamou Soriano de "psicopata"
8 de 10

Marcola chamou Soriano de "psicopata"

Hugo Barreto/Metrópoles
TJSP julga possibilidade de Marcola voltar para cadeia de São Paulo - imagem 9
9 de 10

Arte de Caio Ayres/Metrópoles sobre foto de Jorge Santos/Oeste Notícias/AE
Marcola foi absolvido dos crimes investigados no âmbito desta apuração
10 de 10

Marcola foi absolvido dos crimes investigados no âmbito desta apuração

Arte/Metrópoles

A defesa dele entrou com recurso. Até quarta-feira (26/3) pode ocorrer a escolha do desembargador que irá julgar o pedido, cuja data ainda será definida. Fontes do judiciário, ouvidas em sigilo pelo Metrópoles, acreditam que a Seção de Direito Criminal, composta por desembargadores do TJSP, irá manter o líder do PCC no sistema carcerário federal.

Transferências

Marcola e mais 21 líderes do PCC foram transferidos, em fevereiro de 2019, da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau e Presidente Bernardes, interior paulista, para presídios federais em Mossoró (RN) e Porto Velho (RO). A movimentação ocorreu após o governo de São Paulo descobrir um plano de fuga dos chefões da maior facção criminosa do Brasil.

Em 25 de janeiro de 2023, o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, atualmente ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou a transferência de Marcola para a penitenciária federal de Brasília (DF), onde permanece até o momento.

“Absoluta influência”

Como argumento para manter Marcola trancafiado em um presídio de segurança máxima, o MPSP mencionou o fato de o condenado permanecer como principal líder do PCC.

“[Marcola segue] com total, absoluta influência e atividade máximas perante os muitos demais membros do grupo [criminoso], além de ser o principal alvo de resgate dos sofisticados planos de fuga do grupo criminoso”.

A Promotoria ainda frisou que, dos 300 anos de condenação, ainda restariam 260 a serem cumpridos, demonstrando “a periculosidade do preso em questão”. Marcola foi condenado por homicídios, roubo, posse, além de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?