Tiros no metrô: assaltante fez “escudo humano” com passageiro baleado
Policial reagiu a assalto e atirou contra criminosos na estação São Bento da linha 1-Azul do metrô de SP. Seis pessoas foram baleadas
atualizado
Compartilhar notícia

Um dos passageiros baleados durante um tiroteio no metrô de São Paulo foi feito de “escudo humano” pelos criminosos. Seis pessoas ficaram feridas após um policial de folga reagir a um assalto dentro da estação São Bento, na região central da capital paulista, no início da tarde desse sábado (30/5).
Segundo o boletim de ocorrência, obtido pelo Metrópoles, o policial havia acabado de comprar um computador portátil na 25 de Março, considerada o mair centro comercial a céu aberto da America Latina. Após a compra, o agente entrou na estação de metrô para voltar para casa.
Antes de passar pelas catracas, ele foi abordado por três indivíduos, que anunciaram o assalto. “Não reage e fica quietinho”, teria dito um deles, enquanto o outro começou a manusear a mochila do agente. Os homens teria apontado uma arma para a cabeça do policial.
Testemunhas relataram que, após a abordagem, o policial e folga reagiu, sacou uma pistola e atirou contra os assaltantes. Nesse momento, um dos criminosos teria “se escondido atrás do passageiro”.
A vítima, identificada como Edvan, 34, foi atingida no abdomen e na coxa esquerda, além de ter fraturado um braço durante o ocorrido. Ele foi socorrido para a Santa Casa, onde passou por procedimento cirurgico. Segundo informações preliminares, o quadro é estável.
Edvan é pai de um bebê de 11 meses, também atingido pelos disparos. A criança, segundo as autoridades, não corre risco de morte. Outros três passageiros foram baleados. O quadro de saúde de ambos é estável.
Tiroteio afetou operação da linha 1-Azul
- Por volta das 12h, o painel do Metrô de São Paulo informou que a operação da Linha 1-Azul foi afetada.
- “Devido à interferência na via na estação São Bento, circulação com velocidade reduzida e maior tempo de parada. Estamos trabalhando para a normalização”, dizia o comunicado.
- Segundo relatos de passageiros que estavam no local, avisos sonoros alertaram sobre “questões de segurança pública” na linha.
- Em nota, o Metrô informou que a ocorrência foi conduzida pela Polícia Militar e que os agentes de segurança da estação prestaram apoio aos PMs.
- “Durante o caso, uma denúncia de que um indivíduo havia acessado a via, obrigou a paralisação temporária da circulação de trens no trecho, para inspeção no local, o que acabou não se confirmando”. A operação foi normalizada por volta das 13h.
Um dos assaltantes também foi atingido pelos disparos e acabou preso em flagrante. Ele foi identificado como hiago Aparecido Campos e encaminhado ao Hospital São Paulo, onde recebeu atendimento.
Os outros dois criminosos conseguiram fugir pelas dependências do metrô e são procurados pelas autoridades. A ocorrência foi apresentada no 8° Distrito Policial e as investigações prosseguem prosseguem com o objetivo de identificar e prender os demais envolvidos na ação criminosa. Procurada, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirmou que o caso terá acompanhamento da Corregedoria da Polícia Civil por meio de procedimento correcional
Câmera flagra tumulto na 25 de Março
Câmeras de segurança de segurança registraram a correria de pedestres e passageiros que tentavam se afastar da região após o tiroteio dentro da estação São Bento da linha 1-Azul do metrô.
Nas gravações (veja acima), é possível observar a movimentação intensa de pessoas na Ladeira Porto Geral, um dos acessos à Rua 25 de Março, tentando deixar a área após o início dos disparos. Enquanto pedestres e passageiros buscam abrigo e se afastam do local, policiais correm para dentro da estação.





