metropoles.com

Taxa de ocupação de UTI em Guarulhos vai de 72% a 94% em uma semana

Complexo Hospitalar Padre Bento está com 100% dos leitos de UTI ocupados; pacientes estão sendo remanejados para outras cidades

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
Movimentação Hospital de Campanha Covid-19 em Osasco SP
1 de 1 Movimentação Hospital de Campanha Covid-19 em Osasco SP - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo — Na primeira semana do ano, Guarulhos, na Grande São Paulo, tem seus maiores hospitais com uma taxa de 100% de ocupação dos leitos dedicados ao tratamento de Covid-19.

No dia 31 de dezembro de 2020, a média da taxa de ocupação de todos os hospitais públicos da cidade era de 72,5%. Após a virada de ano, no primeiro dia útil de 2021 (4/1), o índice havia saltado para 93,5%. Segundo último boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos na quarta-feira (6/1), a taxa atual é de 93,4%.

Segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, Guarulhos registrou 533 novos casos de infecção pelo novo coronavírus nesta primeira semana de 2021. No período, 17 pessoas morreram.

O Complexo Hospitalar Padre Bento possui 18 leitos de UTI e está com 100% deles ocupados há dois dias. Segundo funcionários do hospital ouvidos pelo Metrópoles, diariamente chegam três ou quatro pacientes com quadro grave de Covid-19 e que permanecem num setor de emergência até que alguém tenha alta ou morra nos leitos de terapia intensiva.

Além do Padre Bento, o Hospital Geral também atingiu 100% de ocupação de leitos de UTI nesta semana e o Hospital Municipal de Urgências chegou a 100% de utilização dos leitos de enfermaria. Os números atuais ainda não estão disponíveis porque as prefeituras de toda a Grande São Paulo estão realizando remanejamentos de pacientes.

A Prefeitura Municipal de Guarulhos anunciou que contratará leitos na rede particular da cidade para atender a demanda. Até lá, novos pacientes estão sendo remanejados para São Paulo e outras cidades do entorno.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, 23% dos leitos para infectados por Covid-19 estão ocupados por habitantes das cidades vizinhas.

Está prevista a abertura de mais dez leitos no Complexo Hospitalar Padre Bento para os próximos dias.

0
Taxas alarmantes na Grande SP

Outras cidades da região metropolitana de São Paulo também apresentaram nesta semana hospitais estaduais com taxas de ocupação de leitos acima de 90% em algum momento. É o caso de Itapevi, que bateu o 100% no dia 4 de janeiro.

Em São Paulo, a semana também começou altas taxas de internação. A ocupação em Sapopemba foi de 100%, em Guaianases, de 90%, no Ipiranga, 88,9% e na Vila Penteado, 82%.

Reclassificação do Plano SP

O governo de São Paulo adiou a atualização do Plano São Paulo, de reabertura econômica e flexibilização da quarentena durante a pandemia do novo coronavírus, será feita nesta sexta-feira (8/1). A previsão era de que a reclassificação do estado fosse divulgada nesta quinta-feira (7/1).

Para tentar conter o avanço da contaminação, o governo de São Paulo colocou todo o estado para a fase vermelha, mais restritiva da quarentena, nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1º, 2 e 3 de janeiro. Nesse período, apenas serviços essenciais eram autorizados a funcionar.

Foram registradas aglomerações e festas clandestinas por todo estado. Hoje, apenas Presidente Prudente está na fase vermelha.

 

 

 

Compartilhar notícia