Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026São Paulo

Senado: Tarcísio quer convencer Bolsonaro a apoiar pupilo de Valdemar

Tarcísio de Freitas articula para viabilizar candidatura do presidente da Alesp ao Senado. Decisão final será de Eduardo e Jair Bolsonaro

17/04/2026 14:50, atualizado 17/04/2026 21:23
Pablo Jacob/Governo do Estado de SP
Tarcísio e André do Prado na Solenidade Cívico-Militar em Comemoração ao 93° Aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 - Metrópoles

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vai buscar convencer o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a apoiar a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado (PL), ao Senado.

Tarcísio tem trabalhado nas últimas nas semanas para viabilizar o nome do aliado, que disputa a vaga com outros nomes, como o vice-prefeito da capital paulista, coronel Mello Araújo (PL) — nome apoiado por Bolsonaro —, e o deputado federal Mario Frias, que tem o apoio do ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL).

Em prisão domiciliar, o ex-presidente está impedido de receber visitas por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ideia do governador é tentar uma autorização para se encontrar com Bolsonaro ou se valer de intermediários autorizados a visitar o ex-presidente, como o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

De acordo com aliados, a palavra final será dada por Jair Bolsonaro e Eduardo. O filho “03” é tido como o “dono” da vaga, uma vez que havia um acordo para que ele fosse o candidato, o que acabou se inviabilizando depois que o ex-parlamentar passou a ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) diante de sua atuação no “autoexílio” nos Estados Unidos.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SP

Neste fim de semana, André do Prado viajará aos EUA junto com o presidente do PL e seu padrinho político, Valdemar Costa Neto, para conversar com o Eduardo sobre a candidatura. Aliados do presidente da Alesp se dizem otimista com a possibilidade de ele ser o candidato, chance reforçada pela atuação direta de Tarcísio nas costura.

O governador paulista defende que André do Prado tem um perfil mais centrista e moderado, com bom trânsito entre diferentes partidos, o que, na avaliação de Tarcísio, o que o tornaria mais competitivo na disputa. O outro candidato da chapa de Tarcísio deve ser o deputado federal Guilherme Derrite (PP-SP).