metropoles.com

Tarcísio vai a Israel a convite de Netanyahu em meio à crise com Lula

Governador Tarcísio de Freitas deve embarcar para Israel no fim de semana; Bolsonaro também foi convidado, mas está com passaporte retido

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida mostra governador de São Paulo tarcisio de freitas - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra governador de São Paulo tarcisio de freitas - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) fará uma viagem a Israel, a convite do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, em meio à crise diplomática com o governo brasileiro provocada pelas críticas do  Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à ofensiva israelense na Faixa de Gaza.

Tarcísio deve embarcar para Tel Aviv no próximo fim de semana e permanecer em Israel até o dia 22/3. Detalhes do roteiro da viagem ainda estão sendo traçados pela equipe do Palácio dos Bandeirantes. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), também deve integrar a comitiva.

Netanhyahu também convidou Jair Bolsonaro (PL) para a viagem, mas o ex-presidente segue com o passaporte apreendido por determinação do ministro do Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da investigação sobre um suposto plano de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.

Por isso, para deixar o país, Bolsonaro precisa da autorização de Moraes.

A viagem ocorrerá em meio ao embate diplomático envolvendo os governos israelense e brasileiro provocado pelas recorrentes críticas feitas por Lula aos ataques promovidos por Israel em Gaza na guerra contra o grupo terrorista Hamas.

A crise foi deflagrada depois que Lula comparou os ataques de Israel na Faixa de Gaza, que tem matado mulheres e crianças palestinas, ao Holocausto, que foi o massacre promovido pelo exército nazista de Adolf Hitler contra os judeus na Segunda Guerra Mundial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?