metropoles.com

SP recebe doses de vacina da dengue, mas não tem previsão de aplicação

Secretaria Estadual da Saúde tinha programação de vacinar contra dengue de público maior do que o indicado pelo Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

BRENO ESAKI/METRÓPOLES
vacina-dengue-qdenga
1 de 1 vacina-dengue-qdenga - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES

São Paulo  – A Secretaria Estadual da Saúde recebeu na última sexta-feira (9/2) as primeiras 79,6 mil doses de vacina contra a dengue enviadas pelo Ministério da Saúde a São Paulo, mas ainda não iniciou a aplicação do imunizante no público alvo – crianças de 10 a 11 anos de idade residentes nas cidades da região do Alto Tietê.

Segundo a secretaria, o governo paulista ainda aguarda orientações sobre a aplicação do ministério para repassar às 11 cidades da região.

“A pasta irá reestruturar as estratégias pré-definidas e divulgará aos municípios e população a programação de distribuição do imunizante”, disse a secretaria paulista, por nota, sem informar previsão do início da aplicação das doses.

No último dia 26 de janeiro, o Ministério da Saúde havia anunciado que o público alvo da campanha em São Paulo seria maior. “Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue”, disse o órgão federal, em nota à imprensa, na ocasião.

O Metrópoles enviou um pedido de explicações sobre a mudança do público. O espaço segue aberto a manifestações.

As cidades do Alto Tietê – Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Santa Isabel – foram escolhidas pelo ministério dentro de uma relação de 521 municípios brasileiros a receber primeiro as doses. São cidades com os mais elevados índices de internação por causa da doença.

0

Há dificuldades na produção do imunizante que impedem a aquisição em massa da vacina, para distribuição mais ampla no Brasil. Seis estados declararam epidemia da doença (São Paulo não está na lista).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?

Notificações