Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube

Apuração pelo Brasil

São Paulo

SP tem novos alertas para tempestades com ventos de 100 km/h até 3ª (6/10)

Defesa Civil e Inmet renovam avisos após tempestades que deixaram 2 mortos e destruíram casas em várias cidades, no fim de semana

05/10/2026 10:02, atualizado 05/10/2026 10:24
Rodrigo Tammaro/Metrópoles
Imagem colorida mostra nuvem de chuva e temporal em SP. Defesa Civil emitiu alerta por chegada de ciclone. Metrópoles

Após fortes chuvas com ventos que superaram os 110 km/h, o estado de São Paulo tem novos alertas para tempestades até terça-feira (6/10). Segundo os avisos da Defesa Civil e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há risco elevado para alagamentos, enxurradas, queda de granizo e vendavais intensos.

SP tem novos alertas para tempestades com ventos de 100 km/h até 3ª (6/10) - destaque galeria
3 imagens
Chuvas deixam estragos no interior de São Paulo
Chuvas deixam estragos no interior de São Paulo
Chuvas deixam estragos no interior de São Paulo
1 de 3

Chuvas deixam estragos no interior de São Paulo

Chuvas deixam estragos no interior de São Paulo
2 de 3

Chuvas deixam estragos no interior de São Paulo

Chuvas deixam estragos no interior de São Paulo
3 de 3

Chuvas deixam estragos no interior de São Paulo

Nesta segunda-feira (5/10), o Inmet alerta para perigo potencial de tempestades em todo o estado. A previsão é de chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de até 60 km/h e queda de galhos de árvores. Já o Oeste Paulista tem aviso mais severo, de perigo para tempestades com ventos de até 100 km/h e chuva de 100 mm/dia. Na terça-feira, o aviso passa a valer em todo o estado.

Chuvas causam estragos e mortes em SP

Uma tempestade com fortes rajadas de vento causou estragos em várias cidades do interior de São Paulo, neste domingo (4/10). Uma pessoa morreu após o desabamento do teto de um supermercado em Araçatuba. A queda de uma árvore sobre um veículo também causou uma morte em Jaboticabal.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Os maiores estragos ocorreram em cidades do oeste paulista. Araçatuba registrou ventos de 112 km/h, Dracena, 107 km/h, e Adamantina, 96 km/h. Outros municípios no interior também registraram ocorrências. Em Caiabu, quatro residências ficaram destelhadas. A Defesa Civil Municipal forneceu lonas plásticas para a realização de reparos emergenciais nas residências.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SP

Na cidade de Pirajuí, foram registrados quedas de árvores e mais destelhamentos. Em Santo Expedito, 10 residências foram destelhadas em diferentes regiões do município. Também foram registradas 10 quedas de árvores. No município de Teodoro Sampaio, houve queda de árvores e estragos em residências. Cinco pessoas ficaram desalojadas.

Em Presidente Venceslau, quatro árvores caíram na estrada da Aimoré, mas não houve feridos. Na cidade de Marília, uma árvore caiu na Av. Pedro de Toledo, no bairro Cascata. No local, foram registradas três vítimas com ferimentos leves, sendo uma criança e dois adultos, todas socorridas e levadas ao Hospital das Clínicas.