metropoles.com

Com volta de mortes, Prefeitura de SP promete ampliar combate à dengue

Após registrar dois óbitos e mais de 11,8 mil casos em 2022, Prefeitura de SP promete ampliar combate a dengue; foram

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images/Reprodução
Imagem mostra mosquito Aedes Aegypiti na pele de uma pessoa - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra mosquito Aedes Aegypiti na pele de uma pessoa - Metrópoles - Foto: Getty Images/Reprodução

São Paulo – Após a cidade de São Paulo voltar a registrar mortes por dengue em 2022, a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou ações para “dobrar a capacidade de combate” ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença, neste ano.

Segundo o boletim epidemiológico da Prefeitura, a capital paulista registrou duas mortes e 11.815 casos confirmados de dengue até 27 de dezembro de 2022 – o maior patamar da doença desde o início da pandemia de Covid-19. Em 2021, nenhuma morte havia sido notificada.

Para casos confirmados de dengue em São Paulo, o índice representa um aumento de 58,6% em relação às 7.447 ocorrências de 2021, e de 483% na comparação com os 2.206 diagnósticos de 2020.

Nesta semana, a gestão Nunes anunciou a compra de 5 mil litros de inseticida e 30 novos nebulizadores veiculares, com previsão de entrega até fevereiro. O período de maior incidência de dengue, que é uma doença sazonal, normalmente acontece entre os meses de março e maio.

Casos de dengue em SP

Combate à dengue

A Prefeitura também diz ter reforçado ações de prevenção com mutirões realizados em dezembro. Hoje, mais de 2 mil profissionais da cidade trabalham no controle de arboviroses, incluindo a dengue e demais doenças causadas pelo Aedes aegypti, como Zika e Chikungunya, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.

“As ações de prevenção e controle ocorrem de forma rotineira em todas as regiões da cidade. Vale destacar que quando um caso de dengue é notificado são realizadas ações adicionais de bloqueio de criadouros e nebulização no local”, diz a pasta.

De acordo com a Prefeitura, equipes do município realizaram mais de 2,4 milhões de visitas casa a casa, além de 2,7 milhões de ações de bloqueios de criadouros e nebulizações em 2022. Outros 45,2 mil imóveis especiais e pontos estratégicos foram vistoriados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?