metropoles.com

São Paulo lidera ranking de mortes e acidentes no trabalho, diz MPT

Cortes, lacerações, feridas e puncturas, contusões e fraturas correspondem a 34% dos acidentes de trabalho no estado; esmagamentos são 11%

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Trabalhadores ficam feridos após acidente de trabalho em prédio de Águas Claras.
1 de 1 Trabalhadores ficam feridos após acidente de trabalho em prédio de Águas Claras. - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

São Paulo – O estado de São Paulo lidera os índices de acidentes e mortes no trabalho, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Brasil.

Foram 204,2 mil acidentes e 592 óbitos registrados em 2022 para pessoas no mercado formal de trabalho (com carteira assinada). Os acidentes de trabalho em território paulista correspondem a cerca de 30% do total do Brasil, que registrou 612,9 mil acidentes no ano passado.

Cortes, lacerações, feridas e puncturas, contusões e fraturas correspondem a 34% dos casos no estado, enquanto esmagamentos são 11%.

Setores

Segundo as informações do site do MPT-SP, o setor econômico com mais notificações no estado foram as atividades de atendimento hospitalar, com 18,3 mil notificações de acidentes em 2022. Em seguida, vêm o comércio varejista, com 6.141; e o setor de transporte rodoviário de carga, com 4.829.

Os dados do Observatório também mostram que o município de São Paulo concentrou cerca de 25% (51.200) dos acidentes de trabalho no país em 2022 e 135 mortes. Houve aumento de 15% nos acidentes e 30% nas mortes: em 2021, a capital registrou respectivamente 44.300 ocorrências e 95 óbitos.

Já nos registros do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), cujos dados são enviados por unidades do Ministério da Saúde e incluem também trabalhadores sem registro formal em carteira, foram 93 mil acidentes de trabalho em 2022, sendo que 19.300 aconteceram na capital paulista.

Neste caso, mais de 70% dos acidentes no ano passado foram graves (com mutilação física ou funcional ou com lesões que comprometam seriamente a vida ou que podem levar à morte).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?