metropoles.com

São Luiz do Paraitinga prevê calamidade por chuva e adia Carnaval 2023

Com cheias, deslizamentos e mais de 700 desabrigados por chuvas, Prefeitura de São Luiz do Paraitinga decidiu adiar o Carnaval 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Perfeitura de São Luiz do Paraitinga/Divulgação
Carnaval em São Luiz do Paraitinga
1 de 1 Carnaval em São Luiz do Paraitinga - Foto: Perfeitura de São Luiz do Paraitinga/Divulgação

São Paulo – A Prefeitura de São Luiz do Paraitinga, cidade histórica no interior de São Paulo, decidiu adiar o Carnaval de rua de 2023 por causa das chuvas que castigam a região e já deixaram mais de 700 pessoas desabrigadas.

Em nota oficial, a Prefeitura de São Luiz do Paraitinga afirma que a decisão de adiar o Carnaval de 2023 foi tomada por “força da gravidade das circunstâncias” e é consenso entre o Executivo, a Câmara de Vereadores e associações ligadas a comércio e turismo.

Famosa pelos blocos e marchinhas, a cidade de São Luiz do Paraitinga fica a 174 quilômetros da capital paulista e costuma receber mais de 100 mil turistas nesta época do ano. Por causa da pandemia de Covid-19, a festa de carnaval não acontece desde 2020. Em 2023, eram previstos 28 blocos.

“O Carnaval ainda será realizado, contudo numa ocasião mais propícia, para que todos possam usufruir do festejo em sua plenitude. Contamos com a colaboração e compreensão de todos”, diz o comunicado, divulgado na segunda-feira (13/2).

Possível situação de calamidade

Segundo a nota, o temporal tem causado “transbordamento recorrente” do Rio Paraitinga, que corta toda a cidade, localizada no Vale do Paraíba, cujo nível atual está quatro metros acima do normal. Nos ribeirões do Chapéu e do Pinga, as cheias desalojaram moradores.

As chuvas são “intensas e ininterruptas” e as previsões meteorológicas indicam que a situação deve continuar no período do Carnaval, de acordo com a Prefeitura.

Com o temporal, São Luiz do Paraitinga já registrou deslizamentos de encostas, interdição de estradas e queda de pontes.

Para a Prefeitura, o cenário “demanda uma situação de alerta” e a administração pública “deve dispor de toda sua estrutura de pessoal e equipamentos para atender possíveis e previsíveis situações de calamidade”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?