metropoles.com

Vem aí! IMS apresenta exposições de Evandro Teixeira e Helena Almeida

A programação do Instituto Moreira Salles celebra 10 anos da Bolsa de Fotografia ZUM e traz ainda individual da artista Iole de Freitas

atualizado

Compartilhar notícia

divulgação
imagem colorida Instituto Moreira Salles
1 de 1 imagem colorida Instituto Moreira Salles - Foto: divulgação

A programação de 2023 do Instituto Moreira Salles traz grandes nomes da fotografia e da arte contemporânea: Evandro Teixeira (1935), um dos principais fotojornalistas brasileiros; Helena Almeida (1934-2018), consagrada artista portuguesa cuja obra investiga as relações entre corpo e imagem; e a escultora e artista multimídia brasileira Iole de Freitas (1945).

Faz parte ainda da programação a celebração dos 10 anos da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS. Em parceria com o Pivô, espaço cultural localizado no Edifício Copan, no centro de São Paulo, a exposição reunirá obras dos artistas contemplados pela bolsa de fomento à produção de arte contemporânea, criada pelo IMS em 2013.

Confira detalhes da programação:

Individual de Evandro Teixeira

De março a julho
Pouco depois do golpe militar em 1973 no Chile, Evandro Teixeira (Irajuba, BA, 1935) viajou para Santiago enviado pelo Jornal do Brasil. Suas fotografias revelam uma cidade sitiada, ocupada pelas forças militares. O conjunto também apresenta imagens do enterro do poeta Pablo Neruda e da primeira grande manifestação contra o regime do general Augusto Pinochet. Em diálogo com o registros chilenos, serão exibidas fotografias feitas por Evandro durante o regime militar brasileiro.

0

Individual de Iole de Freitas

Maio a setembro de 2023
A exposição reúne uma série de trabalhos que Iole de Freitas produziu na década de 1970, pouco vistos pelo público brasileiro, alguns deles inéditos. São fotos e filmes Super 8 e 16 mm dos tempos em que a artista viveu em Milão e Nova York. A mostra traz também instalações que a artista realizou no período.

Individual de Helena Almeida

De junho a setembro
A exposição “Fotografia habitada”, antologia de Helena Almeida, será a primeira individual da artista portuguesa no Brasil. A mostra apresentará uma seleção de obras que têm como suporte a fotografia e o desenho, realizadas entre 1969 e 2018. Os trabalhos abordam temas recorrentes na produção de Almeida, como a interrogação dos gêneros e dos processos artísticos e a autorrepresentação da artista e da mulher.

Exposição em celebração aos 10 anos da Bolsa ZUM

De abril a junho
Em celebração aos 10 anos da Bolsa ZUM, a exposição apresenta obras dos artistas e coletivos contemplados pelo edital de fomento criado pelo IMS em 2013. A mostra será realizada no Pivô, em São Paulo, que também comemora 10 anos. A coletiva, que inaugura a parceria entre as duas instituições, reunirá obras inéditas em fotografia, vídeo e outros suportes para oferecer um panorama da arte produzida no Brasil nos últimos anos. Para conhecer os premiados da Bolsa ZUM, acesse: revistazum.com.br/bolsadefotografia.

Instituto Moreira Salles: Avenida Paulista, 2424 – Bela Vista. Ter./dom.: 10h/20h. Site:ims.com.br. Gratis.

Pivô: Edifício Copan, loja 54 – Avenida Ipiranga, 200 – República. Qua./sáb.: 13h/19h, e dom.: 12h/18h. Grátis. Site: pivo.org.br.

Compartilhar notícia