Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Após queda de balão, empresa volta a oferecer voos em SP sem aval

Envolvida no acidente que matou uma mulher em Capela do Alto, a Aventurar foi denunciada pela Prefeitura de Boituva depois de monitoramento

04/07/2025 17:01, atualizado 04/07/2025 18:18
Polícia Militar/Divulgação
Balão que caiu - Metrópoles

A empresa de balonismo Aventurar, envolvida no acidente que matou uma mulher em Capela do Alto, no interior de São Paulo, voltou a oferecer voos. No entanto, não tem autorização legal para a atividade.

A prática foi denunciada pela Prefeitura de Boituva, nessa terça-feira (2/7). Após monitoramento nas redes sociais identificar a promoção de novos passeios, a administração municipal adotou “providências formais e rigorosas” contra a atuação irregular no município.

“A empresa Aventurar não possui inscrição municipal e não detém autorização oficial para operar atividades aéreas em Boituva”, informou.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Medidas adotadas

  • Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil para investigação.
  • Além disso, a prefeitura apresentou denúncia formal à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), órgão federal competente para fiscalização e sanção.
  • Também houve fiscalização presencial no endereço anteriormente utilizado pela empresa, que permaneceu sem atividade constatada.
  • A tentativa da Aventurar de obter inscrição municipal para funcionar em Boituva foi negada por falta de laudo de vistoria e liberação do Corpo de Bombeiros, além do histórico da empresa.

Queda de balão

Uma turista morreu após um balão cair, em 15 de junho, na cidade de Capela do Alto, a 24km de distância de Boituva. Outras 16 pessoas que também estavam na aeronave ficaram feridas, segundo informações da Polícia Militar.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles SP

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), durante o voo, o piloto realizou tentativas mal sucedidas de pouso em áreas inadequadas. Ele foi preso em flagrante na Delegacia de Tatuí.