Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
São Paulo

Princípio de incêndio atinge a Cinemateca Brasileira, na zona sul

Segundo o Ministério da Cultura, o fogo foi controlado rapidamente e não houve prejuízo ao acervo da Cinemateca. Ninguém ficou ferido

24/02/2025 20:31
Compartilhar notícia
Reprocçuão/Google Street
Imagens coloridas mostram prédio em tijolos onde funciona a sede da Cinemateca Brasileira, em São Paulo

São Paulo — Um princípio de incêndio atingiu a Cinemateca Brasileira, no bairro de Vila Clementino, zona sul de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (24/2).

Segundo o Ministério da Cultura, o fogo foi controlado rapidamente pela Brigada de incêndio da própria Cinemateca e não houve prejuízo ao acervo audiovisual da instituição.

Ainda de acordo com a pasta, o fogo começou após um curto-circuito em um componente do sistema de climatização, em uma área isolada da instituição.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles SP

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

O Corpo de Bombeiros, acionado no início da ocorrência, foi ao local e trabalhou na ventilação de segurança para eliminar a fumaça tóxica dos ambientes afetados.

Todos os colaboradores e visitantes do local foram rapidamente evacuados, e ninguém ficou ferido.

A instituição informou ainda que, apesar de o acervo ter sido preservado, o sistema de climatização, essencial para a conservação do acervo, foi danificado.

O Ministério da Cultura afirmou que tomará todas as medidas necessárias para garantir a recuperação e substituição do sistema danificado.

A Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC), responsável pela gestão da Cinemateca desde 2022, dará continuidade aos reparos, conforme aguardada liberação da perícia, para garantir a segurança e o pleno funcionamento das instalações.