PRF acha carga de oliveiras contrabandeadas. Árvores valem R$ 150 mil. Veja vídeo
Caminhão carregado com 8 oliveiras foi interceptado em São José do Rio Preto. Árvores vieram da Argentina e não tinham comprovação sanitária
atualizado
Compartilhar notícia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou, nessa segunda-feira (10/11), um caminhão carregado com oito oliveiras na Rodovia Presidente João Goulart (BR-153), em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. As árvores entraram no país pela fronteira com a Argentina e não tinham comprovação sanitária de que estão isentas de patologias que possam comprometer a agricultura nacional, de acordo com a PRF.
Segundo a instituição, esse tipo de carga pode oferecer risco sanitário por não ser submetido aos controles fitossanitários exigidos pelos órgãos reguladores brasileiros. Quando adquirida legalmente, a oliveira pode custar mais de R$ 150 mil.
Produtora de azeitonas, a oliveira centenária é procurada por condomínios de alto padrão para compor a paisagem e arquitetura do local. Esta é a quarta apreensão realizada pela PRF desse tipo de mercadoria no ano.
O motorista do caminhão foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de São José do Rio Preto.
“A PRF está providenciando a destinação adequada das árvores, com o apoio da Polícia Militar Ambiental”, informou a instituição.
