metropoles.com

Presa na Itália, Zambelli lança mãe a deputada: “A voz da minha filha”

Aos 75 anos, Rita Zambelli pretende ser, nas eleições, a representante da filha Carla, que cumpre pena em Roma enquanto extradição é julgada

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Ramiro Brites/ Metrópoles
rita-zambelli-
1 de 1 rita-zambelli- - Foto: Ramiro Brites/ Metrópoles

Do presídio de Rebibbia em Roma, a deputada federal cassada Carla Zambelli (PL-SP) montou uma chapa para concorrer às eleições em São Paulo.

A principal aposta é em Rita Zambelli, mãe de Carla, que terá 76 anos quando concorrer, pela primeira vez, à Câmara dos Deputados.

“É importante que eu seja candidato porque a única forma de falar com a Carla é por escrito. Eu vou ser candidata no lugar dela, e se Deus quiser, eu vou ser a voz dela”, disse Rita Zambelli ao Metrópoles.

A matriarca foi à manifestação bolsonarista do último domingo (1º/3), em São Paulo, com uma camiseta que tinha estampado o rosto de Carla e os dizeres “eu sou a voz da minha filha”, frase que deve ser o slogan da campanha da mãe da ex-parlamentar.

Segundo o irmão de Carla, o deputado estadual Bruno Zambelli (PL-SP), a decisão foi tomada, em conjunto, entre ele, a ex-deputada e a cúpula do Partido Liberal. A ideia inicial era que o filho de Carla, João Zambelli, de 18 anos, fosse o candidato que levaria novamente o sobrenome à Câmara Federal.

“O partido pediu para eu sair candidato, mas eu teria de deixar de concorrer aqui no estado para concorrer a [deputado] federal. Aí, eu e a Carla, pedimos para ela, porque é o nome, né? Ela é a Zambelli original. Ela é Rita Zambelli”, contou Bruno Zambelli, que vai tentar renovar seu mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Bruno disse ainda que cogitou-se a candidatura do pai dele, mas em virtude de um AVC, em 2024, ele preferiu “ficar nos bastidores”. Segundo o deputado estadual, a mãe “sente menos” o peso de uma campanha eleitoral. Rita Zambelli ainda vai contar com a ajuda do neto João, que vai acompanhá-la na jornada política.

“Ela topou até tomar um Mounjaro agora para ver se dá uma emagrecida, né? Vai ser um pouco mais difícil, mas a gente vai ajudar. Onde ela não conseguir alcançar, a gente pula e pega”, completou o deputado estadual.

Além de Rita Zambelli a deputada federal, de Bruno Zambelli a deputado estadual, Carla também articulou a candidatura de seu advogado, Fábio Pagnozzi, que está em tratativas avançadas para se filiar ao Partido Novo de São Paulo.

Advogado candidato pelo Novo

Pagnozzi participou nessa segunda-feira (2/3) da filiação do advogado Jefrey Chiquini ao Partido Novo do Paraná. Chiquini ficou conhecido por defender réus dos ataques de 8 de janeiro de 2023, e por ser ferrenho crítico do Supremo Tribunal Federal (STF) nas redes sociais.

Além de Chiquini, o advogado de Zambelli pretende contar com o ex-procurador da Lava-Jato e deputado cassado, Deltan Dallagnol (Novo-PR), e do deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) como aliados políticos.

“A Carla fez uma carta para mim, pedindo que eu a representasse aqui no Brasil, por eu estar lutando pelas injustiças não só dela, mas de outros perseguidos políticos”, disse Pagnozzi, que achou mais estratégico concorrer pelo Partido Novo, já que a mãe de Zambelli vai disputar uma vaga pelo PL.

O advogado também defende Eduardo Tagliaferro, ex-auxiliar do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que divulgou áudios do magistrado e foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por violação de sigilo funcional, coação no curso do processo, obstrução de investigação e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

“Tenho esse compromisso com a Carla e com o Tagliaferro também de sair para deputado federal para tentar fazer com que a gente mude o sistema judiciário”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?