metropoles.com

Prefeitura quer retomar obra de túnel perto do Ibirapuera

Prefeitura de São Paulo abriu uma consulta pública para fazer ajustes em proposta que inclui obra de túnel parada há 30 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas
ibirapuera
1 de 1 ibirapuera - Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas

São Paulo – A Prefeitura de São Paulo abriu no início deste mês uma consulta pública para retomar as obras de um túnel próximo ao Parque Ibirapuera, na zona sul da cidade, para reduzir o trânsito na região.

O projeto é chamado de “Boulevard JK” e inclui a construção de um túnel cuja obra havia sido iniciada em 1988 pelo então prefeito Jânio Quadros (PTB) e aterrada pela gestão seguinte, de Luiza Erundina (então no PT).

Embora outros prefeitos tenham discutido retomar as obras, a gestão Ricardo Nunes (MDB) abriu o projeto para que interessados façam ajustes antes que a administração contrate uma empresa de engenharia.

A ideia é que o túnel tenha mais de 2,8 quilômetros de extensão e seja construído sob a avenida Presidente Juscelino Kubitschek, de modo a cruzar o bairro do Itaim Bibi. Com isso, o tráfego expresso será atraído para o túnel e para a avenida Vinte e Três de Maio, liberando o fluxo de carros em outras vias no entorno do Parque Ibirapuera.

Na ocasião em que a obra foi iniciada, cerca de 500 metros chegaram a ser cavados. Parte do projeto apresentado pela Prefeitura prevê reaproveitar parte das obras.

Projeção de como ficaria novo túnel nos arredores do Ibirapuera

Projeto também prevê ciclovias e fios aterrados

O projeto faz parte da Operação Urbana Faria Lima, plano urbanístico reconhecido internacionalmente por conseguir arrecadar recursos a partir do desenvolvimento imobiliário (construção de novos prédios) para investir em obras de infraestrutura e na construção de moradias populares.

Além da construção do túnel, ele prevê a implementação de ciclovias, alargamento e arborização das calçadas, supressão do canteiro central e enterramento da fiação elétrica.

A consulta pública ficará disponível no site da Prefeitura até o dia 16 de julho. Depois disso, a administração deve contratar uma empresa para realizar os estudos e apresentar um projeto final. Os custos com a contratação são estimados em R$ 29,9 milhões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?