Prefeitura se manifesta após polêmica pró-Palestina em show no centro

Banda de Sophia Chablau falou em censura após ter projeção e som desligados ao fazer manifestação pró-Palestina, em São Paulo

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes sociais
Imagem colorida do grupo Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo em show onde fizeram manifestação pró-Palestina. - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do grupo Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo em show onde fizeram manifestação pró-Palestina. - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

A Prefeitura de São Paulo se manifestou após a banda Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo ter dito que foi censurada por fazer uma manifestação pró-Palestina em evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, nessa sexta (11/7).

O grupo diz ter sido censurado ao projetar no telão as bandeiras da Palestina e de outros países do Sul Global (nações com histórico de colonização e desafios socioeconômicos em comum).

Em resposta, a prefeitura afirmou que a ação teria sido tomada “após falas e projeções que feriram cláusulas contratuais, com ofensas direcionadas a terceiros”.

A gestão municipal disse ainda que “as manifestações são de responsabilidade exclusiva da artista e não representam o posicionamento institucional da Prefeitura”


Entenda o caso

  • A banda Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo estava se apresentando na praça do Patriarca, no centro de São Paulo, no fim da tarde dessa sexta-feira (11/7).
  • O grupo participava da Semana do Rock, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.
  • Em nota publicada nas redes sociais, a banda afirmou que, ao fazer a manifestação política, a projeção do palco foi cortada. Em seguida, o som também foi interrompido.
  • Nas redes sociais, o grupo disse ter sido censurado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela prefeitura.
  • “No contrato não consta nada que possa nos prejudicar e se manifestar publicamente a favor da Palestina não é crime em nosso país”, destacou a banda.
  • Para os músicos, o que ocorreu no evento “não tem nada a ver com o que o rock significa”.
  • A gestão municipal afirmou, em nota, que “reforça seu compromisso com a liberdade artística dentro dos parâmetros legais da administração pública”.

Nas redes sociais, a banda Sophia Chablau e uma Enorme Perda de Tempo disse que “Ficamos tristes porque nosso show é político desde sempre e estávamos emocionados de poder tocar pra vocês. Pedimos desculpas a todos que foram e não puderam ouvir todas as nossas canções”.

O grupo ressaltou que não mencionou a Prefeitura de São Paulo em nenhum momento da apresentação até a hora do que classificaram como “censura”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSão Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?